Notícias Notícias

Voltar

Atos de Mover abre amanhã (17) na Galeria Capibaribe com temáticas dos direitos coletivos

Exposição coletiva em processo disponibiliza trabalhos de artistas e ativistas, na Galeria Capibaribe, além de ações e ativações no entorno do Campus UFPE

Da assessoria da exposição

Um coletivo de artistas e ativistas pernambucanos abre amanhã (17), às 18h, na Galeria Capibaribe, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, a exposição Atos de Mover. A mostra agrega um conjunto de obras que se debruça sobre o cenário dos direitos coletivos no Brasil contemporâneo, além de um conjunto de ações que serão desenvolvidas tanto no Campus Recife quanto nos bairros do entorno. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. A mostra segue até 23 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Foto: Divulgação

Trabalhos ficarão expostos até o dia 23 de novembro

Atos de Mover reúne projetos e ações que debatem nossas ações políticas cotidianas, por meio dos territórios do sentir, em resposta a um contexto de sequestros de discursos presente na atual cena da política brasileira. A mostra agrega, ainda, um programa público contendo uma roda de conversa, uma ação de produção serigráfica, duas performances e uma intervenção urbana. O programa será desenvolvido na Galeria Capibaribe e nos bairros do entorno da Universidade, onde serão desenvolvidas ações educomunicativas.

Para o grupo de artistas e ativistas que compõe a mostra, produzir uma exibição aberta ao público, em um espaço interno e em outro externo do campus, amplia a possibilidade de intercâmbios com estudantes e a comunidades vizinhas, incentivando experimentos, pautas para reflexões e diálogos em um momento de tantas rupturas. O objetivo do grupo é incentivar a produção e circulação de conhecimento coletivo, como forma de encaminhar novas construções para o contexto em que estamos inseridos. 

Neste sentido, a exposição inicia suas atividades com a performance Bonita de Corpo, de Aline Sales, com participação especial de Thaísa Espíndola. Uma reflexão sobre o movimento dos corpos no cotidiano, a partir dos padrões de controle impostos às mulheres consideradas gordas e/ou “fora do padrão de beleza”. 

Esta performance dialoga com a obra Escoas, uma das ações coletivas da exposição, em que visitantes podem produzir e trocar camisetas durante o período da mostra. A ideia é que o visitante leve uma camiseta e pegue uma da arara existente no espaço. As camisetas trarão expressões de diversos grupos e ativações que dialogam sobre direitos coletivos. Da performance, camisetas com a frase Bonita de Corpo, somente em tamanho GG, vão ser produzidas para inserir a temática entre as trocas. 

Os participantes são: Abiniel João Nascimento, graduando em Museologia (UFPE); Adriana Aguiar, graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela UFPE; Aline Sales, fotógrafa que estudou Comunicação Social, com habilitação em Fotografia, na faculdade Aeso Barros Melo; Ana Lira, artista visual e fotógrafa, e especialista em Teoria e Crítica de Cultura (PPGCOM/UFPE); Anina Dias, cineducadora e jornalista, especialista em Jornalismo Cultural e Estudos Cinematográficos (ainda em curso), ambas pela Unicap; Júlio de Abreu, estudante do Bacharelado em Museologia com ênfase em Arte Contemporânea da UFPE; Lin Diniz, graduada em Design Gráfico pela UFPE, pós-graduada em Criação Têxtil em Moda no Senac Esmod SP e com especialização técnica em Estamparia Digital pela Escola Panamericana; Mèle Dornelas, graduada em Publicidade e Propaganda pela UFPE, é comunicadora popular no Terral Coletivo de Comunicação Popular; Mitsy Queiroz, desenvolve pesquisa poética no mestrado em Artes Visuais da UFPE; e Rodrigo Lima, que integra a Ação Comunitá Caranguejo Uçá.

Mais informações:
(81) 99626.3180 (Ana Lira/Retratografia)
(81) 99748.6592 (Júlio de Abreu/UFPE)
(81) 99809.2970 (Mitsy Queiroz)
(81) 99702.7171 (Anina Dias)

E-mail para agendamento de grupos: atosdemover@gmail.com 

Data da última modificação: 16/10/2018, 14:58