Assembleia Legislativa homenageia os 190 anos da Faculdade de Direito do Recife

A FDR já foi objeto de várias homenagens, como a da Câmara de Vereadores e a do Senado Federal

Os 190 anos da Faculdade de Direito do Recife (FDR) foram homenageados em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) na noite de ontem (16). A cerimônia de reconhecimento, proposta pelo deputado Pastor Cleiton Collins, foi realizada no Auditório Senador Sérgio Guerra, e reuniu autoridades, professores, servidores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de representantes de instituições como a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), entre outras.

Foto: Passarinho

Reitor recebe placa comemorativa dos deputados

“É uma satisfação recebermos essa homenagem da Assembleia pelos nossos 190 anos. Isso significa que a sociedade reconhece, através da Faculdade de Direito e da própria UFPE, a defesa intransigente da democracia”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro a respeito da homenagem. “O que caracteriza nossa faculdade ao longo de seus 190 anos é a formação qualificada dos estudantes para o exercício profissional, a luta permanente pela democracia em todos os momentos da história brasileira, a ética e o sentimento de justiça, que se dá através tanto da formação qualificada quanto da pesquisa e do compromisso social da instituição”, completou ele. “São 190 anos fazendo o que há de melhor, influenciando nosso país. E é uma data memorável. Não poderia passar em branco”, disse o deputado Pastor Cleiton Collins.

“Este ano, a Faculdade de Direito do Recife foi objeto de várias homenagens, como a da Câmara de Vereadores e a do Senado da República. E essa também é muito importante. É o reconhecimento daqueles que são os representantes do povo do estado de Pernambuco sobre a importância de uma casa quase bicentenária que já formou grandes lideranças políticas e na área jurídica e que procura manter um perfil de qualidade”, avaliou o diretor da Faculdade de Direito do Recife, Francisco Queiroz Cavalcanti.

A mesa composta para a sessão solene na Alepe contou com a presença do reitor Anísio Brasileiro e do diretor da FDR, Francisco Queiroz Cavalcanti, bem como do deputado Rodrigo Novaes (representando o presidente da Alepe, o deputado Guilherme Uchoa); do procurador-geral do Estado, Antônio César Caúla (representando o governador Paulo Câmara); do desembargador federal e presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, Manoel Erhardt; do desembargador e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Ivan de Souza Valença; e da vereadora Missionária Michele Collins (representando a Câmara Municipal do Recife). Durante a cerimônia, foi realizada a entrega de placa comemorativa da Alepe ao reitor Anísio Brasileiro e ao diretor da FDR, Francisco Queiroz Cavalcanti.

O curso de Direito da Faculdade de Direito do Recife é um dos mais antigos do País. Foi criado em 11 de agosto de 1827, a partir de decreto do imperador Dom Pedro I, juntamente com a Faculdade de Direito de São Paulo. Em Pernambuco, a Faculdade de Direito teve como primeira sede o Mosteiro de São Bento, em Olinda. Em 1854, ocorreu a transferência para o Recife, em 1946, a incorporação da FDR à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Confira o álbum de fotos do evento, de autoria de Passarinho, da Ascom-UFPE

Data da última modificação: 17/10/2017, 15:27