Artigos do volume 38.2 da revista Estudos Universitários abordam o Vestibular Solidário e a construção do CAA

Periódico está disponível on-line

O volume 38.2 da Estudos Universitários: revista de cultura, cujo tema foi “As Universidades Públicas e o Desenvolvimento do Brasil – 75 anos da UFPE”, conta com dois ensaios que reconstroem trajetórias discentes e docentes a partir da participação no pré-acadêmico Vestibular Solidário (CE/UFPE) e da construção do Centro Acadêmico do Agreste (UFPE). A revista está disponível aqui.

Este centro, apresentado sob uma perspectiva autobiográfica pelas autoras Neide Menezes e Kátia Silva, é visto como um dos fios que tecem os caminhos acadêmicos individuais e coletivos, formando uma rede de saberes fundamentais para o desenvolvimento da Região Agreste e, por extensão, do Brasil.

Já o pré-acadêmico Vestibular Solidário é posto, através do ensaio de Auxiliadora Maria Martins e Luara Sousa, como um projeto capaz de subsidiar não só o aluno que dele usufrui, mas também o professor que se dedica ao projeto como ferramenta estratégica de um compromisso social, visando a ampliação do ingresso ao Ensino Superior público.

Ambos os ensaios salientam o aspecto acolhedor da caminhada acadêmica, pondo que a Universidade é também local de afeto e oferta de possibilidades, assim transformando vidas.

estudosuniversitarios@ufpe.br

Data da última modificação: 13/01/2022, 15:35