Notícias Notícias

Voltar

Artigo sobre uso de serviços médicos por brasileiros idosos é publicado na revista BMC Public Health

Trabalho é fruto da pesquisa de mestrado de Alana Bibiano, realizada no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero)

O artigo "Factors associated with the use of health services by elderly men in Brazil: a cross-sectional study", da fisioterapeuta Alana Bibiano, foi publicado na revista BMC Public Health. O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado de Alana, realizada no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGero) sob a orientação dos professores Rafael da Silveira Moreira, do Departamento de Medicina Social, e Vanessa Lima Silva, do Departamento de Fonoaudiologia, que também são coautores do artigo.

Segundo o artigo, estudos têm demonstrado que homens mais velhos usam serviços de saúde com menos frequência do que as mulheres. No entanto, tem havido pouca investigação científica sobre esse assunto, tornando-se necessário investigar a influência de vários fatores sobre o perfil de utilização de serviços de saúde por essa população. O estudo tem como objetivo analisar o perfil da utilização do serviço de saúde por homens idosos brasileiros e fatores associados.

“Notou-se que as questões sociais desfavoráveis afetaram o perfil de utilização de serviços de saúde e que o cuidado do homem brasileiro idoso com a saúde está centrado na doença e na atenção curativa e de reabilitação. Nesse contexto, as políticas e ações intra e intersetoriais devem encorajar contato precoce com a saúde dos serviços a população masculina idosa, especialmente na atenção primária à saúde”, afirma a conclusão do artigo da equipe da UFPE.

Mais informações
Professor Rafael Moreira
saudepopular@yahoo.com.br

 

 

Data da última modificação: 11/07/2019, 17:59