Notícias Notícias

Voltar

Artigo do CIn é destaque no XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)

Trabalho recebeu o primeiro lugar da trilha sobre aspectos sociais, afetivos e motivacionais em ambientes computacionais para promoção da aprendizagem

Escrito pela doutoranda Fernanda Castro, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, sob a orientação da professora Patrícia Tedesco, o artigo “Utilização de portfólios na criação de relatos e reflexão sobre o erro em programação para alunos do ensino superior”, foi destaque no XXIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), que aconteceu de 29 de outubro a 1º de novembro, em Fortaleza (CE). O trabalho é resultado da dissertação de mestrado de Fernanda e recebeu o 1º lugar da trilha 3 do Simpósio, focada na “interação humano-computador, inclusão e acessibilidade, metacognição, neurociência e aspectos sociais, afetivos e motivacionais em ambientes computacionais para promoção da aprendizagem”.

Foto: Divulgação

Professora Patrícia Tedesco no momento de premiação do SBIE 2018

Com o objetivo de investigar como o uso de relatos sistemáticos pode ajudar alunos do Ensino Superior na reflexão sobre erros cometidos em atividades de programação, o trabalho traz à tona a discussão sobre o papel do erro no aprendizado dos alunos. “Temos uma cultura que enxerga o erro por um viés negativo, como algo que denota falta de esforço ou habilidade”, o que, segundo Fernanda, “acaba desmotivando os alunos e os faz desperdiçar o potencial educador do erro, onde os equívocos são parte natural do aprendizado”.

 

Através do uso de portfólios eletrônicos, a pesquisa investigou como os alunos enxergam estes erros e como se sentem em relação a eles antes e após o uso de relatos sistemáticos, analisando também “como o erro é tratado em sala de aula e como as ferramentas de mediação do erro costumam ser aplicadas” neste ambiente.

Para a pesquisadora, a principal contribuição do trabalho é “trazer indícios, baseados em nossos experimentos, de que o modo como os alunos se relacionam com o erro pode ser transformado pelo uso de relatos sistemáticos”. Em relação ao reconhecimento recebido no SBIE 2018, Fernanda destacou que “ter um trabalho considerado relevante pela comunidade da área é muito gratificante” para a sua realização enquanto pesquisadora. “Para o CIn, esperamos estar contribuindo para a construção de um centro que não só possui excelente estrutura e conteúdo, mas que também valoriza a didática, que se preocupa com as melhores formas de ensinar aos seus alunos”, defende.

 

 

Data da última modificação: 28/11/2018, 15:27