Artigo desenvolvido a partir de projeto de pesquisa criado em disciplina do CIn é publicado em importante revista de computação

O trabalho é de autoria do ex-aluno de Engenharia da Computação João Paulo Marques

O artigo “A Cost-Effective Trilateration-based Radio Localization Algorithm using Machine Learning and Sequential Least-Square Programming Optimization”, desenvolvido por alunos do Centro de Informática (CIn) da UFPE foi publicado, nesta quarta-feira (9), no periódico Elsevier Computer Communications.

O trabalho, que é um aprimoramento do projeto de pesquisa produzido no segundo semestre de 2019 pelo então aluno de Engenharia da Computação João Paulo Marques, propõe uma técnica eficiente para localização de usuários de redes móveis celulares, a partir da combinação de algoritmos de aprendizagem de máquina e otimização. Ele é fruto da disciplina de Comunicações Móveis, ministrada pelo professor Daniel Cunha, onde os alunos são motivados a desenvolver trabalhos na área. “Uma das possíveis aplicações deste trabalho é no rastreamento de pessoas em ambientes abertos, durante períodos de pandemia”, explicou o professor.

Além disso, segundo ele, não é a primeira vez que projetos desenvolvidos na disciplina são aprimorados e fazem sucesso. “Essa prática na disciplina tem rendido bons trabalhos em periódicos de alto impacto, bem como em eventos nacionais e internacionais da área. De 2018 para cá, foram dois artigos em periódicos, um artigo em evento internacional e um artigo em evento nacional”, comentou.

Data da última modificação: 11/06/2021, 15:19