Artigo de mestrando da UFPE sobre educação inclusiva para pessoas com deficiência visual é publicado em revista Qualis A1

O autor é Hércules Monteiro, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE

Artigo sobre como o uso da tecnologia de mapeamento de deslocamento (displacement map, em inglês) pode contribuir com a educação inclusiva para pessoas com deficiência visual, de autoria de Hércules Monteiro, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE, foi publicado na Design & Tecnologia (D&T), revista classificada como Qualis A1 pela Capes. A ferramenta é usada para modificar a superfície e a geometria de modelos digitais, convertendo imagens bidimensionais em modelos tridimensionais, sendo comumente utilizada na computação gráfica para tornar as imagens mais realistas.

Modelos obtidos a partir de impressoras 3D

De acordo com o artigo, a tecnologia permite que os usuários compreendam formas e símbolos. Isso possibilitaria seu uso no desenvolvimento de recursos educacionais inclusivos, auxiliando professores nas aulas de disciplinas com alta carga visual. Podem ser citadas, como exemplo, a representação de mapas e bandeiras e o contorno de animais e plantas. “Outra possibilidade de aplicação está relacionada com a representação de plantas baixas, que podem auxiliar pessoas com deficiência visual na aprendizagem de cômodos e ambientes de casas”, explica Hércules.

Usuária adulta, atendida pela Associação Caruaruense de Cegos (Acace)

A aplicação dos modelos, obtidos a partir de impressoras 3D, ocorreu apenas com usuários adultos, atendidos pela Associação Caruaruense de Cegos (Acace). Hércules, porém, acredita que a tecnologia tem forte potencial no aprendizado de crianças. Principalmente, em salas de aula inclusivas, que permitem a interação entre alunos com e sem deficiência, o que levaria à geração de um ambiente inclusivo, participativo e colaborativo. Para tanto, ele vislumbra a colaboração entre instituições como universidades, escolas e empresas como uma forma para disseminar ainda mais o uso da impressão 3D na educação inclusiva.

O artigo publicado na revista Design & Tecnologia é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Hércules Monteiro na graduação em Design do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. O TCC foi orientado pelo professor Lucas José Garcia, coautor do artigo. A Design & Tecnologia é um periódico semestral de divulgação científica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que publica resultados de pesquisas nas diversas áreas do Design e suas relações com a tecnologia.

Data da última modificação: 04/01/2023, 11:11