Plataforma desenvolvida na UFPE ajuda os usuários a saírem do sedentarismo

O produto oferece informações úteis para a implantação de rotinas de exercícios físicos de cunho prático e educacional

Já está no ar o Competence App, plataforma digital desenvolvida por professores e alunos do Departamento de Educação Física da UFPE para ajudar os usuários a saírem do sedentarismo sem o risco de problemas decorrentes da realização equivocadas das atividades. Criado sob a coordenação do professor Tony Meireles dos Santos, o produto oferece, gratuitamente, informações úteis para a implantação de rotinas de exercícios físicos de cunho prático e educacional. Na próxima semana, quando se comemora o Dia do Servidor, o professor Tony vai detalhar, durante uma live, todos os recursos da plataforma.

Para acessar a plataforma, que apresenta fácil navegabilidade com múltiplos filtros, é necessário que se preencha um cadastro e um questionário a fim de definir os parâmetros próprios de cada usuário. Segundo o professor Tony, o objetivo desse diagnóstico é adequar as atividades propostas às características de aptidão física, preferências e estágio evolutivo das atividades dos indivíduos. “Tendo essas informações como base, o aplicativo listará uma série de atividades, por meio de aulas, que serão apresentadas por ordem de relevância para cada perfil, realizando uma avaliação ao final”, complementa.

Outra vantagem do produto é que ele dá um feedback das atividades realizadas, contendo tempo, training load, recomendações de necessidades, com outras informações posteriormente disponibilizadas para cada usuário. “Assim, a plataforma democratiza o acesso a aulas de atividades físicas diversificadas, levando em conta aspectos como qualidade, segurança e divertimento”, explica o coordenador. Além de visibilizar o trabalho de profissionais e professores de educação física, entre outros, a plataforma apresenta um meio de desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa para alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas profissionais.

Data da última modificação: 20/10/2020, 18:03