Anísio Brasileiro destaca necessidade de mudança na cultura implantada nas universidades

O reitor foi o convidado do tradicional evento da Fundação Joaquim Nabuco, iniciado pelo sociólogo Gilberto Freyre, em 1966

Da assessoria da Fundaj

A necessidade de mudança na cultura universitária foi ressaltada pelo reitor Anísio Brasileiro ontem (27) durante o 407º Seminário de Tropicologia, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Para o reitor, é clara a necessidade de diálogo entre as instituições de ensino, colaborando para a modernização e crescimento de todas as universidades. “A educação é composta por instituições que necessitam conversar entre si. Essa conversa é troca de experiência e ajuste de informações. De forma geral, a sala de aula existe em todos os lugares, por exemplo, qualquer pessoa através de um meio consegue acessar esse nosso encontro hoje, ou seja, consegue ter acesso a essa troca de conhecimento. Quando eu falo que a sala de aula está em todos os lugares, eu estou tocando nesse aspecto. A sala de aula é mundial”, destacou Anísio.

Foto: Passarinho

Anísio abordou os desafios que as universidade do Brasil enfrentam

O reitor foi o convidado do tradicional evento da Fundaj, iniciado pelo sociólogo Gilberto Freyre, em 1966. Abordando os desafios que as universidade do Brasil enfrentam, ele destacou alguns pontos principais que devem ser enfrentados. “A instituição universidade precisa ser capaz de fornecer um ensino de boa qualidade e, além disso, precisa – e deve – cobrar, mas também ser cobrada. Outro ponto importante é o diálogo estabelecido tanto com as demais instituições, quanto com à população diversa”, apontou o reitor. “Também não podemos deixar de citar a extrema responsabilidade em fortalecer o compromisso social e, para finalizar, defender o financiamento público, mas buscando outras fontes de financiamento”, enumerou ele.

A parceira existente entre a Fundaj e a UFPE também foi destacada pelo reitor, que frisou as pesquisas desenvolvidas entre pesquisadores e alunos das instituições, além da importância de encontros como o Seminário de Tropicologia. “Temos uma ótima relação e adoramos as oportunidades criadas. Em encontros como esse, conseguimos manter uma conversa boa e levantar assuntos relevantes para discussões. Os debates vão muito além de assuntos importantes, com eles são criados bons momentos para abordarmos temas esquecidos ou atuais”, pontuou.

A presidente interina da Fundaj, Ivete Lacerda, destacou a importância da presença do reitor da UFPE para discutir a educação e aproveitou a oportunidade para abordar a reabertura do Complexo Cultural Fundaj/Derby, ocorrida na última segunda-feira (26). “Devolvemos o Edifício Ulisses Pernambucano para à população. Foi feito muito trabalho, mas agora os pernambucanos poderão desfrutar do local”, falou.

Especialmente neste evento, a coordenação do Seminário de Tropicologia ficou a cargo de Creuza Aragão que destacou a importância do resgate do evento. “Quero desejar muito sucesso e vida longa ao evento, estamos felizes em realizar a nossa primeira edição em 2018. Também quero agradecer aos organizadores que resgataram o seminário e estão trazendo muitos temas interessantes e de extrema importância para discussões dos acontecimentos atuais. Além disso, com o compartilhamento de conhecimentos diversos podemos entender o cenário que vivemos”, ressaltou.

Data da última modificação: 02/04/2018, 14:25