Alunos da UFPE publicam livro sobre ISTs que estimula estratégias investigativas para o Ensino Médio

A obra, que pode ser baixada gratuitamente, é voltada estimula o protagonismo estudantil e traz novas metodologias de ensino-aprendizagem

Alunos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (Profbio) do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) publicaram o livro “Aprendendo por Investigação ISTs: Descobertas em Série”. A obra aborda as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em pequenas histórias por meio de concepções investigativas que visam estimular a pesquisa, o questionamento, a formulação de hipóteses, a análise de dados e a construção de gráficos.

A proposta é promover uma reflexão ampliada de estratégias didáticas e apoiar a construção de diferentes metodologias no processo aprendizagem-ensino. O livro é voltado para uso em atividades de turmas do Ensino Médio, estimulando o protagonismo estudantil.

O trabalho foi produzido durante a disciplina ISTs, sob a orientação da professora Isabella Macário, com colaboração da doutoranda Thaís Soares. Os autores são os mestrandos Tatiane Fonseca, Cibelly Monteiro, Danillo Nascimento, Elis Carla Moura, Maria Santa da Silva.

O livro é dividido em cinco capítulos que abordam cada um uma IST: hepatite, vírus da imunodeficiência humana/síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV/aids), sífilis, papilomavírus humano (HPV) e clamídia. Cada tema é abordado com uma linha investigava diferente. A obra é disponibilizada gratuitamente on-line.

Data da última modificação: 05/02/2021, 17:57