Alternativas à iminente crise hídrica serão tema de colóquio virtual da promovido pela Pós em Ciência de Materiais

O palestrante será o professor Grégoire Jean-François Demets, do Departamento de Química da USP

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Materiais (PPGMTR) da UFPE, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), promove nesta segunda-feira (7) mais uma edição do seu webcolóquio. Intitulado “Membranas e adsorventes com macrociclos como alternativas frente à iminente crise hídrica”, o evento contará com apresentação do professor Grégoire Jean-François Demets, do Departamento de Química da USP. O webcolóquio terá início às 15h e será realizado via Microsoft Teams.

Grégoire J.F. Demets concluiu o doutorado em Química Inorgânica pela Universidade de São Paulo em 2001. Atualmente é professor da mesma Universidade onde atua na área de Química Inorgânica, Química Supramolecular e Materiais. Dirige um grupo de pesquisa onde desenvolve pesquisa nos seguintes temas: Tecnologias de nanofiltração e purificação de água, separação de gases, catalisadores supramoleculares, pontos quânticos e nanopartículas, materiais intercalados eletroativos, fotoconversão de energia além de pesquisa com compostos de inclusão e química mineral.

Resumo

O aumento populacional e a má gestão dos recursos hídricos do planeta parece nos levar a um iminente colapso mundial de abastecimento de água. Além da escassez do recurso, a sua distribuição também é assimétrica pelo globo, como fica evidente em países como o Brasil. O seminário traz um panorama da água no Brasil e no mundo e uma projeção da situação futura. Nesse contexto, a humanidade deverá encontrar alternativas viáveis para obtenção deste recurso. Entre essas soluções surgem as membranas de osmose inversa e de nanofiltração contendo macrociclos sintéticos, assim como uma série de materiais adsorventes para obter água potável e tratar efluentes.

pgmtr.ccen@ufpe.br

Data da última modificação: 04/06/2021, 17:38