Notícias Notícias

Voltar

Ações educativas marcam o Dia Mundial de Higienização das Mãos no HC

Profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC reforçaram a técnica correta de lavagem das mãos

Ações educativas nas portarias do Hospital das Clínicas da UFPE marcaram o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado hoje (5). A medida é a mais eficaz na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde e é comprovada como uma das ações mais importantes para evitar a disseminação do novo coronavírus. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Os profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HC reforçaram a técnica correta de lavagem das mãos, com a utilização da caixa pedagógica (um equipamento com luz que identifica como está a limpeza das mãos), além de exibição de vídeos, banners e distribuição de álcool gel. “É importante esse tipo de ação porque a higienização das mãos é fundamental para a nossa saúde e a dos pacientes”, explica a auxiliar de enfermagem Zuleide Mendonça.

Desde o ano passado, com a pandemia de covid-19, tem sido muito exaltada a importância da higienização das mãos para evitar a disseminação do novo coronavírus, aliada a outras ações como o uso de máscara e distanciamento social. “A higienização das mãos é uma das metas internacionais de segurança do paciente. E, neste momento de pandemia, é uma medida para a manutenção da vida. É um assunto que saiu do ambiente hospitalar para a vida de todos. As crianças já estão aprendendo e assimilando essa cultura e acredito que vamos ter uma nova geração mais atenta a esse cuidado”, relata a chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HC, Andreza Cavalcanti.

Andreza destaca ainda a importância do mês de maio para o controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde. Além do dia 5, dedicado à Higienização das Mãos, o dia 15 é o Nacional do Controle das Infecções Hospitalares.

Data da última modificação: 06/05/2021, 18:35