Notícias Notícias

Voltar

Acervo da Diretoria de Cultura faz parte da exposição Raio-Que-O-Parta no Sesc 24 de Maio, em São Paulo

Foram cedidas duas esculturas, intituladas “Homem Rã”, do artista modernista Porfírio Faustino

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), baseada na Política Cultural desenvolvida para seu acervo, realizou o empréstimo de duas de suas obras para a exposição Raio-que-o-parta: Ficções do Moderno no Brasil, que acontece no Sesc 24 de Maio, em São Paulo.

As duas esculturas, intituladas “Homem Rã”, do artista modernista Porfírio Faustino, cedidas pela Universidade, ficarão acessíveis ao público, junto com as demais, no período de 16 de fevereiro a 7 de agosto deste ano. No total, a curadoria da mostra agrega cerca de 600 obras de 200 artistas diferentes.

Atuante entre as décadas de 1930 e 1940, o artista pernambucano Porfírio Faustino é um gênio ainda pouco conhecido, que nasceu na cidade de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco. O artista foi um dos primeiros ceramistas populares do Brasil que atuou em Pernambuco; antes mesmo do mestre Vitalino, já era bastante conhecido por confeccionar pequenas esculturas brancas com detalhes coloridos.

A exposição “Raio-Que-O-Parta” está incluída na programação que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna no Brasil e o bicentenário da Independência do Brasil, integrando o projeto Diversos 22 – Projetos, Memórias e Conexões. O objetivo principal da mostra é provocar a reflexão crítica sobre as datas.

O termo de empréstimo, assinado pelo pró-reitor Oussama Naouar, inclui o transporte adequado e seguro para as obras de arte, além de uma contrapartida para restauro de outras obras importantes que fazem parte do acervo da UFPE.

Serviço
Curadoria: Aldrin Figueiredo, Clarissa Diniz, Divino Sobral, Marcelo Campos, Paula Ramos e Raphael Fonseca 
Curadoria-geral: Raphael Fonseca 
Curadores-assistentes: Breno de Faria, Ludimilla Fonseca e Renato Menezes Consultoria: Fernanda Pitta 

Data da última modificação: 04/03/2022, 18:11