Notícias Notícias

Voltar

Ação atende crianças para detecção de câncer de retina

Os pacientes foram selecionados pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE)

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE realizou, no sábado (28), exames para detecção de câncer de retina (retinoblastoma) em crianças com alteração do reflexo pupilar. A ação foi em prol do Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, que é comemorado em 18 de setembro, e teve o apoio de voluntários do Lions Clube do Recife. As crianças que foram examinadas são atendidas pelo Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE). O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh
As crianças atendidas têm de seis meses a três anos de vida

Os pacientes foram selecionados pelo GAC-PE por meio de registros fotográficos realizados com o auxílio de flash, com foco nos olhos, para a campanha “Fique atento, pode ser câncer”. A idade foi também um dos critérios de seleção, pois o principal diagnóstico é realizado dos seis meses aos três anos de vida.

Participaram da ação médicos oftalmologistas e residentes de Oftalmologia, e os exames realizados foram o de fundo de olho após dilatação pupilar e testes do reflexo (teste do olhinho). Nove crianças foram examinadas.

A oftalmologista do HC Virgínia Torres alertou sobre a gravidade da doença e reforçou o quão importante é os familiares ficarem sempre atentos. “O objetivo da campanha é chamar a atenção das pessoas e incentivar que elas façam o teste em casa que é simples (uma foto do rosto da criança, em um ambiente escuro com o flash), e que elas possam estar atentas, caso notem que há algo de errado e procurem o mais rápido possível o serviço de saúde pública. Nosso objetivo foi promover a conscientização para o diagnóstico e tratamento precoce da doença”, explica.

Sueli Queiroz veio do município de Araçoiaba (distante a cerca de 50 km do Recife) para trazer o neto Caio Felipe, de apenas três meses, porque, após realizar o registro fotográfico, percebeu uma alteração. “Eu fiquei sabendo da campanha, então, resolvi fazer uma foto do rosto dele e percebi que um olho ficou vermelho e o outro amarelo. Encaminhei a foto para a oftalmologista do HC e ela me orientou a trazer ele nesta ação”, explicou.

Caio passou por dois exames, o teste do reflexo e o de fundo de olho, e foi constatado que ele não tem retinoblastoma. “Fiquei bastante aliviada por ele não ter nada e estar tudo bem, mas serviu o alerta. Valeu a pena ter trazido ele aqui”, finaliza a avó.

O retinoblastoma é um tumor maligno da retina que sem diagnóstico precoce e tratamento imediato, pode se disseminar principalmente para o cérebro, representando um alto índice de mortalidade.

Data da última modificação: 30/09/2019, 15:24