Todas as Notícias
- UFPE/
- Institucional/
- Superintendências/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Agência de Notícias (Ascom)/
- Notícias/
- Abertas inscrições para Curso de Extensão em Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Notícias Notícias
Abertas inscrições para Curso de Extensão em Sistema Interamericano de Direitos Humanos
Os interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico
Estão abertas, até este sábado (10), as inscrições gratuitas para o Curso de Extensão em Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Os interessados em participar devem preencher o formulário eletrônico. As inscrições aprovadas receberão orientação sobre matrícula no sistema do Sigaa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Credenciado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da UFPE, o curso é fruto de uma parceria interinstitucional entre a Clínica de Direitos Humanos do Programa de Extensão Acesso ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos (aSIDH) da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE, coordenado pela professora Flavianne Nóbrega, e o Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), no âmbito do Núcleo de Direitos Humanos, por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre SIDH (GEP-SIDH), coordenado pelas professoras Andrea Schettini e Malu Stanchi (PUC-Rio).
Voltado aos públicos interno e externo, o curso será ministrado no período de 13 deste mês a 14 de novembro, em plataforma virtual, às terças e quintas-feiras, das 11h às 13h. A carga horária total será de 60 horas-aulas. As aulas serão conduzidas pelas professoras Andrea Schettini (PUC-Rio), Flavianne Nóbrega (UFPE) e Malu Stanchi (UFPE e PUC-Rio), com a participação de convidadas e convidados que promovem incidências no SIDH.
O curso de extensão articula pesquisa, ensino, extensão e inovação na prática de direitos humanos, propondo desenvolver um estudo aprofundado sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, do qual o Brasil faz parte desde 1992. Buscando associar teoria e prática, a curso volta-se para aspectos centrais do Sistema Interamericano: a atuação de seus órgãos (Comissão e Corte Interamericanas), o procedimento de casos, as formas de reparação das vítimas de violações de direitos humanos, os posicionamentos do Estado brasileiro, a implementação de sentenças da Corte Interamericana, a doutrina do controle de convencionalidade e as ferramentas de incidência e de litigância estratégica.
As aulas serão atravessadas por temas como: violações interseccionais de direitos humanos, direito à memória e à verdade, combate ao racismo e outras formas de disciminação, bem como direitos territoriais e ambientais. O objetivo do curso é democratizar esse conhecimento teórico e prático sobre o Sistema Interamericano para que os participantes sejam multiplicadores desse aprendizado, transformando a realidade onde vivem e inovando na defesa de direitos humanos, em experiências nacionais e internacionais. Os requisitos para a certificação são: presença em 75% dos encontros e produção de um estudo de caso simplificado.
Programa do curso
I) Introdução aos Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos;
II) A formação histórica do SIDH;
III) Comissão Interamericana de Direitos Humanos;
IV) Corte Interamericana de Direitos Humanos;
V) Noções centrais para a atuação no SIDH;
VI) Justiça de Transição no SIDH;
VII) Violência policial no SIDH;
VIII) Combate ao racismo no SIDH;
IX) Violação no sistema carcerário no SIDH;
X) Direito dos povos indígenas no SIDH; e
XI) Reparação sob perspectiva de gênero no SIDH.
Mais informações
Instagram- @asidh.ufpe
asidh.fdr@ufpe.br