Abertas inscrições para concurso docente da UFPE até o dia 4 de fevereiro

Estão abertas até o dia 4 de fevereiro as inscrições para o concurso público de provas e títulos com 39 vagas para docente da UFPE. De acordo com o Edital n.º 39/2021, as inscrições devem ser feitas de forma presencial, nas Secretarias das Diretorias dos Centros Acadêmicos – em endereços e horários detalhados no edital e suas atualizações, publicadas no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da Universidade. Aos candidatos negros serão reservados 20% do total de vagas oferecidas no concurso.

Os vencimentos básicos são de R$ 2.236,32, para a carga horária de 20h semanais; e de R$ 4.472,64, para 40h, acrescidos de retribuição por titulação (especialização, mestrado e doutorado). A taxa de inscrição tem o valor de R$ 239, e deverá ser paga exclusivamente no Banco do Brasil, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU/Simples) até as 16h do prazo estabelecido no edital.

O concurso vai constar obrigatoriamente de prova escrita, prova didática e julgamento de títulos; e, opcionalmente, de prova prática e defesa de memorial a critério do Centro Acadêmico, Departamento, Núcleo ou Curso ao qual se destinará a seleção. As provas serão realizadas de 11 de abril a 8 de maio de 2022, conforme cronograma individual de cada área, nos campi da UFPE localizados nas cidades do Recife, Vitória de Santo Antão e Caruaru.

AÇÕES AFIRMATIVAS – Aos candidatos negros serão reservados 20% do total de vagas. Para concorrer à reserva de vagas de ação afirmativa, é necessário indicar a opção no requerimento de inscrição. Aqueles que forem aprovados serão convocados para o procedimento de heteroidentificação em data, horário e local (caso presencial) informados previamente. O candidato cuja autodeclaração não for confirmada concorrerá às vagas destinadas à ampla concorrência. Já para os candidatos com deficiência, serão reservadas 5% das vagas do concurso. É necessário comprovar a deficiência no ato da inscrição e, na hipótese de aprovação e classificação, submeter-se a perícia promovida por junta médica da UFPE.

A coordenadora do Núcleo de Política de Educação das Relações Étnico-Raciais da UFPE (Núcleo Erer), professora Conceição Reis, destaca a atenção dada no Edital 39/2021 para atender à Lei n.º 12.990/2014 – que reserva aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal. “O cuidado em atender o que expressa a legislação faz parte da política de ações afirmativas que a gestão da UFPE tem implementado para, entre outras coisas, aumentar a quantidade de docentes negros e negras na instituição, conforme luta histórica do movimento negro em todo o Brasil para inserir a população negra nos espaços acadêmicos e profissionais”, afirma ela.

Outro ponto destacado por Conceição Reis são as vagas disponibilizadas para a inserção da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena no currículo dos cursos da UFPE: foram destinadas duas vagas para Educação Escolar Indígena, três para Educação das Relações Étnico-Raciais e uma para História da África.

Edmilson Santos dos Santos é docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e tem realizado estudos sobre a dificuldade de aplicação da Lei n.º 12.990/2014 nas universidades federais brasileiras. “Com a publicação do Edital 39/2021, a UFPE colabora sobremaneira na efetividade da Lei nº 12.990/2014, uma vez que reconhece de forma clara o número de vagas aos candidatos negros”, avalia ele. “O segundo aspecto, e mais importante, é que ele institui lista específica das candidaturas negras, independentemente da área de atuação. A UFPE dá mais um passo decisivo na democratização das relações raciais no Brasil”, conclui o pesquisador.

O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial da União até o dia 6 de junho de 2022. O concurso tem validade de um ano, contado a partir da data da publicação de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério exclusivo da UFPE.

Data da última modificação: 05/01/2022, 13:54