84ª Semana Brasileira de Enfermagem é comemorada com palestras no HC

Em comemoração à 84ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), comemorada na manhã de ontem (18) no Hospital das Clínicas da UFPE, a Divisão de Enfermagem realizou uma programação direcionada para enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, bem como para os demais profissionais da área da saúde, no Anfiteatro 1 da instituição. Neste ano, o tema abordado é “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver”, que buscou falar sobre a importância da profissão para a população, com foco na importância do desenvolvimento sustentável e alternativas de saúde inovadoras e não convencionais.

A abertura do evento foi marcada pela presença da chefe do Departamento de Enfermagem da UFPE, Antônia Maria da Silva; da coordenadora do curso de Enfermagem da UFPE, Karla Alexsandra de Albuquerque; da representante do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (Seepe), Tatiana Ferreira do Nascimento. Elas trouxeram consigo a vasta experiência e o conhecimento que possuem, falando brevemente sobre a importância e atuação dos profissionais da enfermagem. “Dentro da universidade, para alcançar o bem viver e a sustentabilidade, temos que aumentar as discussões sobre esses temas. A Enfermagem só vai crescer quando, politicamente, nos atentarmos que somos empoderadas”, disse Tatiana Nascimento.

Também participaram da cerimônia o superintendente do HC, Filipe Carrilho; o gerente administrativo, José de Arimatéia; e a médica coloproctologista Raquel Kelner. “A temática central do evento reflete o compromisso em destacar a relevância do trabalho em Enfermagem, não apenas no contexto da assistência direta aos pacientes, mas também na promoção de um ambiente sustentável e no cuidado integral ao ser humano”, comentou Filipe.

A primeira palestra foi ministrada pelo chefe da Divisão de Enfermagem do HC, Francisco Amorim de Barros, sobre o ‘Monitoramento de leitos hospitalares: atuação do profissional de enfermagem no HC”. O enfermeiro explicou sobre o papel fundamental que essa atividade tem na gestão eficiente dos recursos, no controle de infecções, no gerenciamento do fluxo de pacientes e na tomada de decisões estratégicas. “Ele é muito importante como indicador de qualidade hospitalar que diz respeito à nossa capacidade de gerenciar o leito com mais rapidez, proporcionando um maior acesso aos usuários”, disse ele.

Na sequência, o evento prosseguiu com Flávia de Castro Caixeta e Maíra Valle Ferreira, enfermeiras auditoras do Núcleo Interno de Auditoria em Saúde (Nias) do HC, que ministraram uma palestra sobre “Simulação Clínica na Enfermagem: estratégia de formação e capacitação para segurança do paciente”. As profissionais explicaram que essa estratégia educativa é essencial para estudantes e profissionais, pois permite que aprimorem suas habilidades clínicas, ganhem confiança, se preparem para emergências e desenvolvam uma abordagem ética e sensível no cuidado aos pacientes.

A amanhã ainda contou com as palestras de Lúcia de Fátima Nunes Freitas, chefe da Unidade de E-Saúde do HC, sobre “Enfermagem em Saúde Digital: experiências, engajamento e competências”; e de Aracele Tenório de Almeida e Cavalcanti, sobre a “Simulação Clínica na Enfermagem: estratégia de formação e capacitação para segurança do paciente”. Na parte da tarde, o evento seguiu com Práticas Integrativas, das 13h30 às 16h.

Data da última modificação: 19/05/2023, 14:07