“Raízes em conexão” traz debates contemporâneos sobre raça e etnia nas universidades

Redes sociais dos coletivos participantes terão textos introdutórios sobre temáticas que serão debatidas no grande evento que será realizado nos dias 27 e 28

Os coletivos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que estudam e atuam sobre relações étnico-raciais criaram uma agenda unificada de exposições virtuais durante o mês de novembro. Nas próximas duas semanas, as redes sociais dos coletivos participantes terão textos introdutórios sobre temáticas que serão debatidas no grande evento que será realizado nos dias 27 e 28, no YouTube, de forma gratuita.

Os convidados das mesas, horários e temas serão divulgados no Instagram dos grupos: Coletivo Afronte (@afrontecoletivo), Georaça (@georaca.ufpe), Grupo de Estudos Afrocentrados Baobá (@grupobaoba), Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Antirracismos na Educação (@gepar_ufpe) e Laboratório de Educação das Relações Étnico-Raciais (@labererufpe).

“O intuito desse projeto é conectar nossas raízes, expandir o alcance de nossas vozes e trabalhos, além de criar uma rede de apoio mútuo entre estudantes e docentes negros e indígenas dentro da UFPE. Sabemos a necessidade de trazer para o ambiente universitário referenciais teóricos negros e indígenas e conscientizar sobre suas culturas, histórias e vivências. Além disso, faremos dessa união um ato político e, portanto, ao final do mês entregaremos uma petição à UFPE com nossas reivindicações no que tange às políticas de inserção étnico-racial”, explicam os organizadores.

Data da última modificação: 19/11/2020, 16:53