“Mulheres em Movimento na África e no Brasil” é tema de mesa da 3ª Conferência Internacional Ativismos em África

O evento on-line, realizado amanhã (16), integra série de mesas preparatórias da conferência

A 3ª Conferência Internacional Ativismos em África, a ser sediada, virtualmente, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em setembro de 2021, promove amanhã (16), a partir das 16h, a mesa preparatória “Mulheres em Movimento na África e no Brasil”. A participação é gratuita, aberta ao público em geral e não confere certificado.

O evento, transmitido pelo canal do Centro de Estudos Avançados (UFPE) no YouTube, integra uma série de mesas preparatórias transmitidas mensalmente de forma on-line. O objetivo é estimular o diálogo e troca de experiências acerca de questões fundamentais que têm mobilizado a sociedade civil em países africanos e no Brasil.

Participarão da mesa a historiadora santomense Nazaré Ceita; a pesquisadora, atriz, produtora e diretora de cinema moçambicana Sónia André; e a médica brasileira Andreia Beatriz. A mediação é da coordenadora do Instituto de Estudos da África (CEA/UFPE), Luiza Reis, professora do Departamento de História e integrante da comissão organizadora da conferência.

Nazaré Ceita analisou, em sua tese, o trabalho feminino agrícola em São Tomé ao longo do século XX. Atualmente, é pró-reitora para a área de Cooperação, Empreendedorismo e Inovação na Universidade de São Tomé e Príncipe (USTP).

Doutora em Educação, Sónia André atua, dentre outras temáticas, em direitos das meninas, questões de gênero e sexualidade da mulher moçambicana. Participa do grupo de pesquisa Filosofia e Educação: Ensino de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Grupo de Estudos em Adolescência, Vulnerabilidade e Fatores de Proteção da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Andreia Beatriz atua no complexo penal da Mata Escura, em uma unidade de saúde prisional na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador (Bahia). Leciona no curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atua no comando da organização Reaja ou Será Morto, Reaja ou Será Morta.

Data da última modificação: 15/04/2021, 18:17