Voltar

Vida de camponeses em Suape e na Colômbia é tema de livro lançado na segunda (25)

A obra é fruto da pesquisa de doutorado da autora, Mercedes Solá Perez, feita no PPGG

O Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (Lepec), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e ao Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza o lançamento do livro “R-existências sociais pela vida: camponesas e camponeses do que hoje é Suape (Brasil) e das zonas de reserva camponesas (Colômbia)” , de Mercedes Solá Perez. A obra é fruto da pesquisa de doutorado da autora, feita no PPGG.

O lançamento acontece nesta segunda-feira (25), às 16h, na sala de defesas do 3º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE. O livro faz uma análise de um caso da chamada “geografia dos grandes projetos de desenvolvimento”: o Complexo Industrial Portuário de Suape, projeto que vem há décadas impactando a vida de muitas comunidades camponesas e que pode ser visto como um verdadeiro paradigma para a compreensão dessa geografia.

“A presente obra não só tem um mérito de documentar e denunciar violações, analisar conflitos e antagonismos, mas também de anunciar de maneira teórica e prática novos horizontes de sentidos”, afirma o professor Claudio Ubiratan Gonçalves, que foi orientador da pesquisa. “São o sinal de que precisamos de outras categorias, outras miradas, outras sensibilidades para ampliarmos nossa imaginação política para a construção de um mundo onde caibam outros mundos.”

Mais informações
Lepec
(81) 2126.7371

Data da última modificação: 22/09/2017, 15:00