Voltar

UFPE e Unicef Malawi firmam memorando de entendimento na área de inovação em saúde global

A parceria enfocará o uso de novas tecnologias em biossensores, telemedicina e sensoriamento remoto por imagens de satélite e drones

A UFPE, por meio do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) Malawi firmaram memorando de entendimento, no dia 1º deste mês, na área de inovação em saúde global. A parceria enfocará o uso de novas tecnologias em biossensores, telemedicina e sensoriamento remoto por imagens de satélite e drones, com o objetivo de ajudar na vigilância epidemiológica e no controle de endemias e possíveis epidemias no Malawi, país localizado na África.

Foto: Divulgação

Pesquisadores brasileiros e do país africano debatem parceria

A comitiva do Unicef Malawi foi composta por três representantes: Tedla Damte, Magda Biesiada e Guilermo Burns. Também estiveram presentes integrantes do Ministério da Saúde do Malawi: Kossan Kennedy Kanymbo e Matthew Kagoli. O grupo foi recebido no Lika pelo diretor José Luiz de Lima Filho, além dos pesquisadores Onicio Leal Neto e Jones Albuquerque, que são sócios da Epitrack, startup parceira do Lika. Esse e outros projetos de startups recifenses foram apresentados ao Unicef Malawi, em novembro de 2018, no país africano, via convênio entre a Universidade de Zurich, onde Onicio Leal Neto faz pós-doutorado, e o Unicef Malawi.

Para conhecer os projetos de perto, a equipe do Unicef Malawi esteve no Brasil, de 28 de janeiro a 2 deste mês. No Lika, também foram apresentados o projeto Bio and HealthDrones e a recém-criada startup Healthdrones.tech. No Recife, o grupo também visitou o Núcleo de Telessaúde (Nutes) do Hospital das Clínicas (HC) da UFPE e outros atores locais convidados, como o Laboratório de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Geosere) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o Círculo do Coração/Hospital Português, o VoxarLabs, a Accenture e a MV Sistemas. A comitiva também passou por São Paulo, indo ao Hospital Albert Einstein e suas incubadas, incluindo as pernambucanas Genomika e Epitrack.

Mais informações
Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika) – UFPE
(81) 2126.8487

Data da última modificação: 11/02/2019, 12:19