Residência Multiprofissional em Saúde da Família promoverá curso de formação de preceptores para o programa

A residência é desenvolvida em uma parceria entre a UFPE e a Secretaria de Saúde do Recife

O Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPE promoverá, a  partir de hoje (19), o 1º curso de formação de preceptores para o programa. O público será 31 profissionais da atenção básica à saúde do Recife dos Distritos Sanitários IV e V, vinculados à RMSF-UFPE. Será utilizada a metodologia ativa da Espiral Construtivista para a condução das atividades e terá 60 horas presenciais e 20 horas de atividade de dispersão. As declarações de conclusão serão emitidas pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família é desenvolvida em uma parceria entre a UFPE e a Secretaria de Saúde do Recife e foca na qualificação de profissionais para atuação na atenção primária à saúde. O caráter multiprofissional permite a atuação conjunta de profissionais residentes e preceptores de 11 categorias.

Participarão do curso 31 profissionais preceptores atuantes nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os grupos tutoriais serão facilitados pelas docentes da universidade Vanessa Lima, Márcia Dantas e Cynthia Barbosa, com participação de profissionais residentes como cofacilitadores.

A formação de preceptores consiste em um processo de educação permanente em saúde. Tara-se do de uma ação de retorno por parte da universidade aos serviços de saúde, no processo de integração ensino-serviço.

As coordenadoras da Residência Multiprofissional em Saúde da Família são as professores Vanessa Lima (curso de Fonoaudiologia da UFPE) e Márcia Dantas (curso de odontologia da UFPE).

Data da última modificação: 19/03/2018, 14:04