Navegação Navegação

Voltar

Projeto de extensão Yoga na Federal realiza práticas abertas e gratuitas no Instagram

Conteúdos visam mostrar posturas básicas que possam ser feitas em casa, mesmo sem um professor, e outros exercícios de respiração

O projeto de extensão Yoga na Federal agora conta com um perfil no Instagram para oferecer orientações aos alunos e público em geral sobre a prática. Idealizado pelo professor Marcos Silva, do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o projeto conta com aulas presenciais gratuitas duas vezes por semana no Núcleo de Educação Física e Desportos (Nefd), mas está com atividades remotas por causa do isolamento social realizado para evitar o aumento rápido da pandemia do coronavírus.

“Os conteúdos visam mostrar posturas básicas que possam ser feitas em casa, mesmo sem um professor, e outros exercícios de respiração”, explica Silva. “Acho que é uma boa contribuição em um momento de muitos medos e ansiedades”, afirma. Criado em maio de 2019, o projeto de extensão, em parceria com a professora Rochelle Oliveira, visa introduzir práticas de yoga para a comunidade da UFPE e arredores a partir do método preconizado pelo Ashtanga Vinyasa sistematizado por Patabhi Jois (Mysore Style).

“A prática regular de Yoga proporciona meios para perceber os obstáculos e maneiras de superá-los, partindo do princípio que primeiro você precisa conhecer os seus limites, aceitá-los e então começar a expandi-los”, diz o professor. Segundo ele, quatro qualidades são ativadas simultaneamente: força física, força emocional, aumento de flexibilidade e peso adequado. “Desde o primeiro movimento ou exercício de respiração, a ideia de tornar-se mais forte do que as próprias fraquezas estará presente”, conclui.

Mais informações
Professor Marcos Silva

marcossilvarj@gmail.com

Data da última modificação: 03/04/2020, 17:30