Voltar

Projeto de extensão do HC e UFPE sobre boas práticas em saúde será apresentado em universidade portuguesa

A professora Sheila Coelho, do Departamento de Enfermagem da UFPE, fará relato sobre o projeto

O relato da experiência do projeto de extensão “Simulação clínica para promoção de boas práticas em saúde”, realizado no Hospital das Clínicas, será apresentado pela professora Sheila Coelho, do Departamento de Enfermagem da UFPE, no dia 1º de julho, na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O relato fará parte de uma missão acadêmica de aproximadamente um mês da professora no país europeu e será apresentado durante o grupo de discussão da Nanda-I Network (Associação Internacional de Diagnóstico de Enfermagem) e abordará o desenvolvimento do raciocínio clínico do enfermeiro e acurácia diagnóstica por meio do Modelo OPT.

Especializada em Raciocínio Clínico/Processo de Enfermagem, Sheila Coelho detalha que o projeto de extensão do Pibexc 2018 é desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da UFPE em parceria com a Unidade de Simulação do Núcleo de Cirurgia Experimental do HC. De acordo com a professora, o OPT (“Outcome-Present Test” ou “Outcome-Present Past Test”, traduzido como “Teste de resultado do estado presente”) é uma ferramenta que desenvolve e aprimora o raciocínio clínico e seu ensino ainda é um desafio no Brasil.

“A importância do relato de experiência vai ser a de difundir o conhecimento da enfermagem como ciência, da utilização de estratégias de ensino (OPT) para aperfeiçoar a avaliação clínica e a identificação de diagnósticos de enfermagem acurados para tomadas de decisões clínicas assertivas e também a de prezar pela valorização do enfermeiro no âmbito de saúde, ainda mais diante da oportunidade de apresentar esse relato para pessoas de outro país”, comenta a profissional.

Data da última modificação: 18/06/2019, 13:16