Voltar

Professora Salete Cavalcanti receberá Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico

Homenageada é docente titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH)

Da assessoria da Facepe

O Conselho Superior da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) escolheu, na 2ª Reunião Ordinária deste ano, a professora Salete Cavalcanti, da UFPE, para receber o Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico 2017. A área agraciada foi a de Ciências Humanas, Letras e Sociais e o prêmio será entregue no dia 25 de outubro, no Salão Nobre da Facepe.

Foto: Divulgação/Facepe

Professora Salete (com blusa listrada) entre os membros da direção da Facepe

A professora Josefa Salete Barbosa Cavalcanti é docente titular do Departamento de Sociologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia da UFPE e pesquisadora 1-C do CNPq. Tem doutorado em Sociologia pela Manchester University e mestrado em Antropologia Social pela UFRJ, com pós-doutorado na University of Wisconsin/Madison e na Cardiff University.

Foi professora visitante de várias universidades: University of Wisconsin/Madison, Cardiff University, Sam Houston State University, Universität Hamburg, Freie Universität Berlin, Universidad Nacional del Comahue e Universidad Nacional de Córdoba. Também foi docente da UFPB. É membro do comitê científico do Doutorado em Estudios Sociales Agrarios- Universidad Nacional de Córdoba; professora titular da Maestria en Sociologia de la Agricultura, e do Doctorado en Estudios Sociales Rurales y Agrarios da Universidad Nacional del Comahue. É integrante do Comitê Executivo do RC40 da International Sociology Association, ISA (2010-2018).

Coordenadora e membro do comitê assessor do CNPq (2011-2014), também foi membro da comissão de avaliação de cursos de pós-graduação da área de Sociologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ex-secretária geral da Sociedade Brasileira de Sociologia (2005-2007) e ex-vice-presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia Rural, atua nas áreas de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural e Antropologia Rural, estudando os temas: globalização da agricultura e dos alimentos; desenvolvimento rural, sociedades camponesas; desigualdades sociais; trabalhadores migrantes, trabalho e gênero.

Já publicou 23 artigos, 27 trabalhos em anais, 61 resumos, 12 livros e 55 capítulos de livros. A professora foi agraciada recentemente com o Prêmio Florestan Fernandes 2017, concedido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Data da última modificação: 28/09/2017, 14:56