Voltar

Presidente da Ebserh visita a UFPE e reforça ênfase nas atividades de ensino do Hospital das Clínicas

Oswaldo Ferreira estava acompanhado dos coordenadores Caroline Valero (Formação Profissional) e Marcio Borsio (Infraestrutura Física e Tecnológica)

Em visita de apresentação ao reitor Alfredo Gomes, ontem (19), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, manifestou o interesse “de pintar de MEC o Hospital das Clínicas”, numa alusão ao seu propósito de dar maior ênfase ao caráter de formação dos estudantes na unidade hospitalar da Universidade. “Faremos o possível para melhorar as condições para que o professor atue no HC”,disse.

Foto: Passarinho

Foco no planejamento e formação dos estudantes estiveram na pauta da reunião

Ferreira, que esteve na Reitoria da UFPE acompanhado da coordenadora de Formação Profissional, Caroline Valero, e do coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica, Marcio Borsio, ambos da Ebserh, também adiantou que outra linha de atuação forte da empresa de gestão hospitalar será o planejamento. Para reforçar sua preocupação, ele citou exemplo de desperdício, como um equipamento de ressonância magnética adquirido em 2011 para um hospital universitário baiano e que até hoje não foi instalado. “Precisamos ter consciência de rede (hospitalar) para evitar adquirir equipamentos ou produtos que porventura estejam ociosos em outra unidade”, reforçou.

O reitor Alfredo Gomes, que recebeu a comitiva da Ebserh ao lado da nova superintendente do HC, Sylvia Lemos Hinrichsen, e da professora e gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Célia Castro, disse estar afinado com as ideias do presidente da Ebserh quanto à necessidade de objetivar os investimentos. Segundo Alfredo, “de uma maneira geral, a Universidade hoje vê que não é mais o momento de expandir, mas sim de se organizar e aprimorar as atividades”. Reforçando o argumento, Ferreira afirmou: “Eu não jogo contra fazer hospitais, mas as pessoas têm que entender que se ampliarmos a assistência, alguém tem que pagar”.

Oswaldo Ferreira, que, no final da manhã, ainda esteve com gestores estaduais da Saúde e outros gestores da área acadêmica e administrativa do HC, à tarde cumpriu uma agenda no próprio Hospital das Clínicas. Antes de terminar o encontro com o reitor, o representante da Ebserh garantiu que, até o final do ano, vai informar quanto o Hospital vai poder dispor em recursos. “Eu vou bancar a expectativa de crédito e, com nosso aval, vocês vão poder fazer de maneira mais tranquila contratações e licitações. Mas, só se tivermos orçamento”, completou.

 

Data da última modificação: 20/11/2019, 16:52