Voltar

Pesquisadores da UFPE seguem em expedição para investigar o óleo no litoral nordestino

A previsão é que a jornada exploratória dure cerca de 15 dias

Neste domingo (24), tem início a expedição oceanográfica do comitê UFPE SOS Mar a bordo do navio Vital de Oliveira – H39, pertencente à Marinha do Brasil. A missão leva 21 pesquisadores, dentre eles o professor Marcus André Silva, do Departamento de Oceanografia, que coordena a equipe da Universidade.

Foto: Marinha do Brasil

Navio Vital de Oliveira receberá equipe da Universidade

O objetivo da expedição é contribuir para avaliar a extensão das manchas do derramamento de óleo que atingiu várias praias do litoral do Nordeste e do Espírito Santo, para, posteriormente, serem elaboradas soluções para mitigar o problema. A campanha oceanográfica do Vital de Oliveira integra as ações do comitê UFPE SOS Mar, instalado para tratar das ações relativas aos danos causados pelo óleo nas praias de Pernambuco.

O Vital de Oliveira é o navio de pesquisa hidroceanográfico (NPqHo) mais moderno da Marinha do Brasil. A obtenção deste navio, fabricado na China e comprado em 2015, foi fruto de um acordo de cooperação entre a Marinha do Brasil, Vale S.A., Petrobras S.A e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Dotado de um moderno sistema de propulsão azimutal (hélice que gira 360 graus em torno do seu eixo vertical e proporciona excelente manobrabilidade) e de posicionamento dinâmico, além de avançados equipamentos e laboratórios, o Vital de Oliveira é capaz de realizar trabalhos científicos nas áreas de Oceanografia, Hidrografia, Geologia e Meteorologia, contribuindo fortemente para o desenvolvimento da ciência brasileira. A participação efetiva de pesquisadores da UFPE nesta missão reflete a capacitação científica da Universidade em atuar em pesquisas avançadas nas diferentes áreas das Ciências do Mar.

Data da última modificação: 24/11/2019, 16:13