Voltar

Pesquisa orientada por profissionais do HC é publicada em revista internacional

Realizada durante o curso de um ano, a pesquisa avaliou 114 pacientes, todos residentes de Petrolina

A Expert Review of Respiratory Medicine, revista acadêmica internacional especializada em medicina respiratória publicou, na 12ª edição de seu volume 11, uma pesquisa de pós-doutorado da UFPE orientada por profissionais de Alergologia do Hospital das Clínicas. O trabalho, intitulado “Exercise-induced bronchospasm in a hot and dry region: study of asthmatic, rhinitistic and asymptomatic adolescents” (“Broncoespasmo induzido pelo exercício em uma região quente e seca: estudo de adolescentes asmáticos, riníticos e assintomáticos respiratórios” ), é de autoria do pós-doutorando em Ciências da Saúde da UFPE Marco Aurélio Valois Correia Junior e conta com orientação dos professores e alergologistas do HC Emanuel Sarinho e Ângelo Rizzo.

Realizada durante o curso de um ano, a pesquisa avaliou 114 pacientes, todos residentes de Petrolina, no interior do Estado, onde há forte influência de um clima predominantemente seco. Assim, o estudo analisou a influência da umidade do ar no desencadeamento de broncoespasmo induzido por exercício – que é um estreitamento bronquial que ocorre depois de um exercício intenso em um número considerável de indivíduos asmáticos e também em alguns não asmáticos.

Além de Valois, Sarinho e Rizzo, participaram da pesquisa a doutora em Pediatria pela UFPE Silvia Wanick Sarinho e a doutora em Nutrição pela UFPE Emília Chagas Costa. O trabalho pode ser conferido na íntegra no site da Expert Review of Respiratory Medicine. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

 

Data da última modificação: 14/11/2017, 14:23