Voltar

Livro “Travessias - Padres Europeus no Nordeste do Brasil (1950-1990)” é lançado hoje (17)

A obra tem autoria do professor Antônio Torres Montenegro, do Departamento de História

Com informações da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe)

O livro “Travessias – Padres Europeus no Nordeste do Brasil (1950 – 1990)” será lançado hoje (17), às 16h30, no auditório do Centro de Educação (CE) da UFPE, no Campus Recife. A obra tem autoria do professor Antônio Torres Montenegro, do Departamento de História, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE.

Resultado de pesquisas, o livro traz uma análise do cenário mundial e brasileiro em que se insere a Encíclica “Fidei Donum” (documento promulgado pelo Papa Pio XII, em 1957, que convoca padres para missões, inicialmente, na África e, posteriormente, na América Latina). Segundo o autor, o principal objetivo dos padres missionários deveria, além de suprir a carência de vocações sacerdotais, concorrer para o combate ao comunismo e a outras religiões além da católica.

A publicação mostra o quadro político e econômico do Brasil à época da chegada dos padres ao Nordeste. O livro, editado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), reproduz a história de vida de cinco padres europeus “Fidei Donum” que atuaram no Nordeste do Brasil: Jaime de Boer e Lamberturs Bogaard (holandeses); Joseph Servat e Xavier Maupeou (franceses) e Joseph Comblin (belga). Também apresenta uma análise da historiografia do Brasil sobre os padres desta missão.

Mais informações
Adufepe

ascom.adufepe@gmail.com
Facebook 
Instagram 

Data da última modificação: 17/06/2019, 13:23