Voltar

Laboratórios de Informática Biomédica e de Instrumentação Biomédica são inaugurados

Os equipamentos foram comprados por meio do projeto “LIB-SIS: Laboratório de Instrumentação Biomédica e Sistemas Inteligentes em Saúde”

Serão inaugurados, no dia 19 deste mês, às 16h30, o Laboratório de Informática Biomédica e o Laboratório de Instrumentação Biomédica do Departamento de Engenharia Biomédica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) da UFPE, no Campus Recife. Os novos espaços, localizados no 3º andar do prédio administrativo do CTG, são destinados a aulas práticas da graduação e atividades de suporte a pesquisas.

Foto: Divulgação

Novos espaços ficam no 3º andar do prédio administrativo do CTG

Cada laboratório tem aproximadamente 50m². Nos locais, foram feitos serviços de adequação como mudança de paredes, pintura e instalação de aparelhos de ar-condicionado, com investimento de aproximadamente R$ 34 mil da UFPE. Os espaços ganharam ainda computadores, dois servidores de dados, um scanner 3D, fresadora, osciloscópios, uma impressora 3D, fontes de laboratório, impressoras, multímetros e outros aparelhos.

Os equipamentos foram comprados por meio do projeto “LIB-SIS: Laboratório de Instrumentação Biomédica e Sistemas Inteligentes em Saúde”, coordenado pelos professores Wellington Pinheiro dos Santos (chefe do Departamento de Engenharia Biomédica) e Ricardo Emmanuel de Souza, com apoio de emenda parlamentar, no valor de R$ 350 mil, de autoria da então deputada federal Luciana Santos, atual vice-governadora de Pernambuco. 

Os laboratórios já estão em uso para aulas práticas da graduação e, nos horários livres, para apoio a pesquisas. “O objetivo foi construir uma infraestrutura básica para que os estudantes possam desenvolver protótipos em hardware e software voltados tanto para o ensino de graduação quanto ao fomento a pesquisas que envolvam inovação. Entendemos que ensino e pesquisa estão fortemente correlacionados”, afirma o professor Wellington Pinheiro dos Santos. A vice-chefe do departamento é a professora Cristine Martins Gomes de Gusmão.

A instalação do Laboratório de Informática Biomédica e do Laboratório de Instrumentação Biomédica é fruto de trabalho conjunto dos gestores do Departamento de Engenharia Biomédica. “Gostaria de destacar a importância do trabalho das duas gestões anteriores do departamento: professor Fernando José Ribeiro Sales e professora Marilú Gomes, que trabalharam para que o espaço para instalação dos laboratórios nos fosse cedido e ajudaram para efetuar a reforma”, explica Santos.

Data da última modificação: 18/09/2019, 08:41