Voltar

Laboratórios da Engenharia Elétrica são equipados para formar geração 4.0

A solenidade de inauguração dos laboratórios ocorrerá no Departamento de Engenharia Elétrica, no dia 10 de dezembro

A UFPE vai inaugurar, no dia 10 de dezembro, dois laboratórios na área de controladores industriais programáveis e indústria 4.0, e outro laboratório para internet das coisas (IoT) e robótica, os três ligados à graduação das áreas de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Elétrica, com foco industrial, sistemas de redes de comunicação e robótica. A solenidade ocorrerá no Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), às 10h30.

Foto: Passarinho

Espaços foram equipados trazendo a realidade do mercado para a universidade

Segundo o professor Luiz Henrique de Medeiros, chefe do DEE, houve mudanças em laboratórios já existentes e a criação de um novo laboratório mais moderno para atender às novas demandas de Industria 4.0. Os laboratórios foram equipados com computadores modernos e de base industrial, trazendo parte da realidade do mercado para dentro da academia; e ainda foram adquiridos controladores e aparelho de ar condicionado, bem como mobiliário para atender os alunos de graduação.

“Já se detectam mudanças na forma dos futuros profissionais em lidar com a automação nos dias atuais e a velocidade com que estas mudanças estão ocorrendo traz preocupações nossas e nos faz antecipar novas formas de ensino que possam alocar, de maneira efetiva, os nossos futuros engenheiros no mercado, trazendo reais ganhos de produtividade para as empresas que os contratam”, afirma Medeiros. Com as intervenções, foi criado um ambiente para que os alunos possam empreender, desenvolvendo e colocando no mercado novos dispositivos e equipamentos que atendam as necessidades da sociedade. As intervenções resultaram no investimento de R$ 390 mil.

Mais informações
(81) 2126.7101

Data da última modificação: 22/11/2018, 10:22