Integração do ensino, da pesquisa e da assistência à saúde foi discutida em encontro do presidente da Ebserh no HC

Comitiva visitou diversos espaços no hospital

A integração do ensino, da pesquisa e da assistência é um dos pressupostos de um hospital universitário. O fortalecimento dessa união será a tônica da nova gestão do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. O assunto foi reforçado, na tarde de ontem (19), durante encontro do presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, com o reitor Alfredo Gomes, e a nova superintendente do HC, Sylvia Lemos Hinrichsen, além de membros da governança. O grupo se reuniu, à tarde, na Superintendência do HC e visitou as instalações da instituição.

Foto: Cecília Vieira

Presidente da Ebserh conheceu instalações do HC

Pela primeira vez no HC, o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, ratificou o compromisso da Ebserh com a unidade hospitalar e comentou a importância da instituição. “Ao visitar um hospital, particularmente um hospital universitário, percebemos a importância e o bem que ele possui para a formação profissional e também para as pessoas que dependem do Sistema Único de Saúde”. O presidente ainda ouviu funcionários do HC e destacou o amor deles pela instituição. “Temos que trabalhar pelas pessoas. Aqui, pude ver que as pessoas querem fazer, querem cumprir com a tarefa que lhes compete”, afirmou.

Durante a visita, o grupo foi às salas de atividades pedagógicas, inauguradas outubro, ao local onde será o futuro Centro de Pesquisa Clínica e às instalações da Unidade de Diagnóstico por Imagem.

O reitor Alfredo Gomes afirmou que o encontro foi uma oportunidade de reafirmar a parceria entre a Universidade e o seu hospital universitário com a Ebserh. Ele ressaltou que o HC é um hospital de ensino, de formação. “As ações da nossa gestão serão orientadas a partir da integração do ensino, pesquisa, extensão e assistência – elementos que devem estar interligados constantemente dentro desse processo”, disse.

A nova superintendente do HC, Sylvia Lemos, acrescentou que o encontro foi importante para validação e alinhamento com a nova gestão. “Estamos alinhados com a nova política de gestão da Ebserh, apoiando o ensino e a pesquisa; valorizando o clima organizacional; a gestão coparticipativa; a prioridade em ouvir o paciente, o aluno, os residentes, os colaboradores e fazer com que essa escuta seja o termômetro da qualidade assistencial prestada para que, por meio das informações obtidas, seja possível implantar planos de ações de melhorias sistematizados e contínuos”, destacou.

A visita contou ainda com a presença do coordenador de Infraestrutura Física e Tecnológica da Ebserh, Marcio Borsio, da coordenadora de Formação Profissional da Ebserh, Caroline Valero, da gerente de Ensino e Pesquisa do HC, Célia Castro; do gerente administrativo e financeiro do HC, Marcos Viegas; da gerente de Atenção à Saúde do HC, Délia Duarte; da ouvidora do HC, Isabel Barros; e da chefe do Setor de Infraestrutura Física do HC, Danielle Santos, entre outros profissionais do HC.

Data da última modificação: 20/11/2019, 16:03