Navegação Navegação

Voltar

Trilhas da Democracia debate as violações aos direitos humanos no Complexo Industrial Portuário de Suape

Convidados são o defensor público federal André Carneiro Leão e Vera Lúcia Domingos, de Ponte dos Carvalhos

Da assessoria do Trilhas

Violações aos direitos humanos dos moradores de Suape é tema do programa Trilhas da Democracia que vai ao ar dia 2 de agosto na TV Pernambuco, TV 247 e TVT, além de, a partir de hoje (31), na Rádio Brasil de Fato. Os convidados da semana são o defensor público federal André Carneiro Leão e Vera Lúcia Domingos, presidenta da Sociedade de Pequenos Agricultores de Ponte dos Carvalhos.

O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, é um porto brasileiro inaugurado em 1983 no Litoral Sul de Pernambuco. Desde então tem sido tema de discussão, principalmente no que se refere à questão do desenvolvimento e da ocupação do território. 

Suape é um projeto bastante saudado por alguns setores da sociedade, destacando o seu papel no desenvolvimento econômico da região. No entanto, os moradores das 27 comunidades existentes no local enfrentam dificuldades básicas. O complexo foi, de fato, imposto a essas comunidades, formadas por quilombolas, pescadores, marisqueiras e agricultores, que, muitas vezes em nome do progresso, tiveram suas pautas ignoradas. Nos últimos meses, diversas denúncias foram feitas por moradores, fóruns de apoiadores e associações, relatando ameaças de morte e repressão por parte da polícia, bem como por parte da segurança privada de Suape. 

Durante a pandemia de Covid-19, a principal orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é a permanência em casa. Entretanto, muitas das denúncias são de ameaças de despejo e até de destruição de moradias. Nessa perspectiva, o programa Trilhas da Democracia dessa semana discutirá com os convidados a situação dos moradores das comunidades de Suape, a fim de entender quais iniciativas estão sendo tomadas pelos órgãos de justiça, além de quais as estratégias de resistência adotadas pelos moradores da região, visando à garantia e a defesa dos seus direitos. O programa Trilhas da Democracia é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com equipe formada por estudantes da UFPE e vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

Data da última modificação: 31/07/2020, 21:25