Voltar

UFPE e Emprel assinam Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de desenvolvimento de software

Solenidade foi realizada, na manhã de hoje (13), no anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Empresa Municipal de Informática (Emprel)/Recife, com a interveniência administrativo-financeira da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE, assinaram Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na área de desenvolvimento de software. A solenidade foi realizada, na manhã de hoje (13), no anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, no Campus Recife, na presença do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e do diretor presidente da Emprel, Eugênio José Batista Antunes.

Foto: Passarinho

Reitor destacou que ação faz parte de uma estratégia mais ampla

O acordo visa à execução do Programa Residência em Desenvolvimento de Software Emprel-UFPE (Curso de Especialização Residência em Desenvolvimento de Software). Trata-se de uma capacitação em Engenharia de Software, com foco em desenvolvimento de software, seguindo um modelo de residência no qual o CIn/UFPE é a unidade de formação, e a Emprel é a unidade de residência e financiamento – o investimento da empresa pública é de mais de R$ 1 milhão. Assim, ao longo do programa, os participantes terão aulas ministradas por uma equipe de professores do CIn/UFPE e atuarão em projetos da Emprel.

“O grande objetivo desse programa é formar competência, recursos humanos na área de TI [Tecnologia da Informação], usando um modelo em que qualquer organização – no caso a organização é a Emprel, uma empresa pública – participe e viabilize este programa. Tendo essa grande vantagem de, ao final, você ter um especialista, que é a questão do curso de especialização”, explicou o coordenador do programa no CIn/UFPE, professor Hermano Perrelli. Ainda de acordo com ele, o modelo de residência em software já é utilizado pelo CIn com outras empresas.

“Nós temos tido uma grande preocupação em estabelecer diretrizes e medidas para criar na Universidade um plano de sustentabilidade. A ideia de estar conectado, portanto, com os municípios, com o Governo do Estado, com o sistema produtivo faz parte de uma estratégia mais ampla para a gente resgatar, de uma forma um pouco diferente, a relevância da Universidade e sua capacidade de contribuir não apenas no processo formativo, que nós fazemos muito bem, mas também para o desenvolvimento de novas capacidades, o desenvolvimento econômico, cultural, social e a sustentabilidade do meio ambiente”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

De acordo com Perrelli, o edital de seleção da primeira turma do programa será lançado amanhã (14). Serão disponibilizadas 18 vagas para candidatos já graduados e também serão ofertadas bolsas aos selecionados. A duração do programa será de 18 meses.

“Essa iniciativa tem absolutamente tudo a ver e está completamente alinhada com a nossa ideia de ter muito mais do que uma Universidade Federal de Pernambuco, e sim uma Universidade Federal para Pernambuco”, ressaltou o vice-reitor da UFPE, Moacyr Araújo.

Segundo Eugênio José Batista Antunes, a parceria está em sintonia com a atual gestão da Prefeitura do Recife, numa visão que une cidade, serviço e conhecimento. “A Universidade Federal [de Pernambuco] e o Centro de Informática reafirmam este compromisso que ela [Prefeitura do Recife] tem já de longa data com a Tecnologia da Informação no Estado de Pernambuco, particularmente no Recife, e uma atuação muito aplicada também sob o ponto de vista de estar junto com o mercado, contribuindo para a formação da cidade”, disse.

MESA – A mesa solene do evento de assinatura contou com a participação do reitor Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo; do diretor presidente da Emprel, Eugênio José Batista Antunes; do vice-diretor do CIn/UFPE, José Augusto Suruagy Monteiro; do secretário executivo da Fade/UFPE, Artur Paiva Coutinho; e do diretor de Soluções de Tecnologia da Informação da Emprel, Rogério Aguiar Coelho Teixeira.

Data da última modificação: 13/02/2020, 16:47