Voltar

Em comemoração aos seus 50 anos, Proacad lança livro e plataformas digitais

Durante o evento, também foram inauguradas as novas instalações da pró-reitoria

Foto: Passarinho

Paulo Goes destacou a história da pró-reitoria e seus avanços

Aconteceu na manhã da última quinta-feira (10), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria, a celebração dos 50 anos da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). Durante o evento foram inaugurados os espaços requalificados da Proacad, a Galeria de Ex-Pró-Reitores, a Sala de Reunião Professora Carminha Lins e os Espaços I – Interdisciplinaridade, Inovação e Internacionalização. Também foram apresentadas as plataformas AVA e Brave, além do lançamento do livro “Tecendo Ideias Com Os Fios que nos Unem”.

A mesa do evento foi composta pelo reitor Anísio Brasileiro; a vice-reitora Florisbela Campos; o pró-reitor para Assuntos Acadêmicos, Paulo Goes; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Christina Nunes, a pró-reitora para Assuntos Estudantis, Ana Cabral; e Manuel Guedes, diretor do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Entre os ex-pró-reitores da Proacad, estavam presentes Mozart Neves Ramos (também ex-reitor), Ana Cabral, Arnóbio Gama e José Ricardo de Barros Pernambuco.

A diretora de Informação Gerencial e Infraestrutura Acadêmica, Yêda Medeiros, abriu o evento recitando um poema em homenagem à pró-reitoria. Em seguida, a diretora fez um apanhado histórico da Proacad, citando o nome de todos os seus pró-reitores por ordem cronológica. Depois, as coordenadoras Claudia Lucas e Regina Coeli prestaram uma saudação à professora Carminha Lins, falecida em 2008.

O reitor Anísio Brasileiro, que está encerrando seu mandato, parabenizou o trabalho da Proacad em seus 50 anos e destacou os avanços obtidos nos últimos anos. “Nos últimos oito anos, tivemos uma curva progressiva que nos deixou muito próximos da nota cinco, nosso conceito máximo de avaliação para graduação” pontuou. O pró-reitor da Proacad, Paulo Goes, também falou sobre a história da pró-reitoria, além de agradecer os diversos funcionários ligados a ela.

LIVROS E PLATAFORMAS DIGITAIS – Durante o evento, foi lançado o livro “Tecendo Ideias Com Os Fios que nos Unem”, a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Eleta Freire, foi uma das organizadoras da obra. Freire explicou que “a ideia do livro é mostrar para toda a comunidade acadêmica as tecituras da Proacad nesse período (2015 a 2019)”. O livro foi dividido em três partes: a primeira traz como eixo a formação pedagógica; a segunda parte é focada na gestão acadêmica, como ações voltadas diretamente para os estudantes; a terceira parte, ancorada principalmente nos projetos de infraestrutura.

Também foi apresentada, pela professora Elaine Judite, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA UFPE), uma plataforma digital de cursos a distância. “Os objetivos são possibilitar aos docentes o desenvolvimento de habilidades demandadas pelo uso de educação a distância no AVA e favorecer o uso das ferramentas pedagógicas no AVA”, colocou.

A coordenadora do Brave, Cecília Nóbrega, apresentou a plataforma que pretende conectar estudantes da UFPE com os de outras universidades do mundo. Cecília explica que o objetivo principal do Brave é “trabalhar mais na internacionalização, proporcionando aos estudantes a oportunidade de participar de grupos de trabalho com estudantes parceiros de outros países”.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

 

Data da última modificação: 11/10/2019, 17:28