Voltar

8° Prêmio Alcir Lacerda homenageia o professor José Afonso

A premiação também homenageará a fotógrafa Hélia Souza Scheppa

O 8° Prêmio Alcir Lacerda, que ocorrerá neste domingo (18), homenageará a fotógrafa Hélia Souza Scheppa e o fotógrafo e professor da UFPE José Afonso da Silva Júnior, do Departamento de Comunicação e do Programa em Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade. A premiação acontecerá às 16h no Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas. O evento promovido pelo curso superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) foi criado para comemorar o Dia Mundial da Fotografia. O prêmio Alcir Lacerda foi instituído em 2012, para homenagear um dos maiores expoentes da arte da fotografia em Pernambuco, o fotógrafo Alcir Lacerda. 

Em cada ano, são agraciados fotógrafos que contribuem ou contribuíram para com a fotografia em Pernambuco. Em paralelo ao reconhecimento aos profissionais que já são ícones na nossa cena, neste mesmo dia também é realizado o lançamento de uma nova edição da revista Unicaphoto, juntamente com a exposição dos trabalhos selecionados pelos professores como os melhores do primeiro semestre. Entre os anos de 2012 a 2015, o evento foi realizado na Livraria Cultura (Bairro do Recife); a partir de 2016 passou a ser no Museu da Cidade do Recife.

HOMENAGEADO – José Afonso é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1992), fez mestrado (2000) e doutorado (2006) em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha (2010-2011). É professor do Departamento de Comunicação (DCOM), ministrando a disciplina de Fotografia, e do Programa em Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade. Em 2007, recebeu o Premio Adelmo Genro Filho como melhor tese de doutorado em Estudos de Jornalismo (ano 2006) outorgada pela SBPJor (Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). 

Mais informações
Museu da Cidade do Recife
(81) 3355.3108

Data da última modificação: 15/08/2019, 12:29