Voltar

Colégio de Aplicação entrega Diploma de Estudos em Língua Francesa a 50 alunos

Entrega será na terça-feira (18), às 16h, na sala 12 do Centro de Educação (CE), no Campus Recife

Os 50 alunos do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE aprovados no Diploma de Estudos em Língua Francesa (Delf) 2018 receberão seus diplomas na terça-feira (18). A entrega será realizada às 16h, no Anfiteatro Professor Francisco Ribeiro, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no Campus Recife. A cerimônia contará com a presença do reitor Anísio Brasileiro e de representantes da Embaixada e do Consulado Francês, além da Aliança Francesa, centro de realização dos exames.

“Com os exames, os alunos têm o certificado da língua. A realização é muito importante para a formação de línguas, a ampliação de horizontes e a abertura para a área acadêmica dos estudantes”, explicou a professora Fernanda Puça, coordenadora de Francês do Colégio de Aplicação.

O Delf é um certificado em língua francesa obtido a partir de um exame avaliativo realizado em parceria entre a UFPE, Embaixada da França, Aliança Francesa e o Colégio de Aplicação. O objetivo da avaliação é certificar as competências em língua francesa de candidatos estrangeiros que não possuam diploma de ensino secundário ou superior público francês. Quem efetua o exame escolhe o nível de conhecimento e fluência ao qual será submetido. O exame é pago, portanto, cada nível equivale a um valor diferente.

O Delf é concedido aos alunos que tem um nível básico ou intermediário de conhecimento. O diploma é dividido em quatro categorias diferentes: A1, A2, B1 e B2. As duas primeiras equivalem ao grau básico de conhecimento e as duas segundas, a um nível intermediário. Há ainda o Diploma Aprofundado de Língua Francesa (Dalf), que é concedido aos alunos que tem um nível avançado de conhecimento do idioma; sendo dividido em duas categorias diferentes: C1 e C2.

CONVÊNIO – Desde 2007, o Colégio de Aplicação possui um convênio com o Consulado Geral da França no Recife para reduzir os custos de realização do exame, que caem pela metade para quem estuda na instituição. “O incentivo não é só financeiro, mas faz crescer nos estudantes a ânsia por um diploma renomado e a confiança em sua própria capacidade de domínio da língua”, explica a professora.

O Delf Scolaire é a versão da avaliação destinada a estudantes colegiais (secundaristas) existente desde 2005. A avaliação é estruturada e realizada da mesma maneira que o Delf “comum”, mas adaptada para realidade deste público. O diploma é reconhecido mundialmente: é corrigido e consumado diretamente pelo Governo Francês, além de não possuir data de validade. As provas escritas do DELF 2019 serão realizadas nos dias 13 e 14 de novembro de 2019.

Mais informações
Colégio de Aplicação
(81) 2126.8335

 

 

Data da última modificação: 12/06/2019, 17:45