Voltar

Abertas as inscrições da 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas valoriza experiências que contribuam com a aprendizagem da docência

Da assessoria da FCC

Até o dia 29 de julho, a Fundação Carlos Chagas (FCC) recebe inscrições para a 9ª Edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques, que valoriza e divulga experiências exitosas realizadas por profissionais que atuam na formação inicial dos futuros professores da educação básica. As inscrições devem ser feitas pela internet, na página da premiação.

Único no Brasil voltado para esse segmento, o prêmio busca dar visibilidade a práticas didáticas que contribuam com a aprendizagem da docência e aproximem os licenciandos do contexto escolar. Inúmeros estudos indicam que essa conciliação ainda é um desafio a ser enfrentado pelas instituições de ensino superior no país.

Recente pesquisa da FCC e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) indica que entre os principais desafios da formação inicial de professores estão as elevadas taxas de evasão nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas (que em algumas áreas ultrapassam 50%) e a baixa atratividade da carreira docente e o precário reconhecimento do formador como figura essencial no desenvolvimento dos licenciandos.

Além do mérito e do reconhecimento conferido aos trabalhos, três premiados serão gratificados com um prêmio de R$ 20 mil e um troféu (réplica de uma escultura da artista plástica Vera Lucia Richter). Uma das novidades da 9ª Edição é que poderão ser submetidos projetos desenvolvidos em 2018 e 2017. As últimas oito edições receberam mais de 470 trabalhos e reconheceram 24 docentes das cinco regiões brasileiras (11 estados), de instituições públicas e privadas.

 

Data da última modificação: 12/06/2019, 17:26