Voltar

Guia orienta sobre Defesa Cibernética na América do Sul

A pesquisa para o desenvolvimento do livro durou cerca de um ano meio e contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa (Ibed)

Com informações do Portal do Ministério da Defesa

O professor Marcos Guedes de Oliveira, do Departamento de Ciência Política da UFPE, e os professores Lucas Soares Portela, Graciela de Conti Pagliari, Adriana Aparecida Marques e Walfredo Bento Ferreira lançaram, no último dia 23, o Guia de Defesa Cibernética na América do Sul, resultado do primeiro levantamento sobre a situação das instituições políticas com dados gerais sobre Defesa e cibernética na região. A pesquisa para o desenvolvimento do livro durou cerca de um ano meio e contou com o apoio do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa (Ibed), do Ministério da Defesa (MD).

Segundo Marcos Oliveira, a publicação é um dos principais temas de Defesa no mundo e a sua relevância tende a aumentar, o que torna o Guia ainda mais importante. “Isso é só o começo; pretendemos, em breve, fazer o primeiro Guia sobre Defesa Cibernética do planeta”, ressaltou. Voltada para acadêmicos, tomadores de decisões, agentes de defesa cibernética e entusiastas do tema, o levantamento de dados foi feito com base em sites oficiais dos países da América do Sul, no contato com pesquisadores da área de cibernética de cada país e com organizações internacionais, além de pesquisas em revistas e jornais especializados.

Segundo o diretor do Ibed, Fabricio Neves, esta é uma obra basilar para qualquer início de conversa sobre Defesa Cibernética. “O Guia vem suprir o déficit de informações sobre o tema no Brasil, até então pouco explorado e estudado nos países da América do Sul”. A publicação aborda, entre outros pontos, como o espaço cibernético afeta o espaço físico e apresenta ao leitor uma referência de como o tema tem sido tratado no Brasil e em outros países. “A pesquisa vem orientar os tomadores de decisões sobre as estruturas da América do Sul, suas Políticas de Defesa, fragilidades e potenciais”, complementa o professor Lucas Soares Portela, da Escola de Comando do Estado-Maior do Exército (Eceme).

Em breve, a obra estará disponível em formato PDF, no site do Ibed

Data da última modificação: 21/02/2018, 16:48