Voltar

Evento de capoeira da UFPE é o mais votado no pleito popular Bambas do Ano

XVI Encontro Internacional, Batizado e Troca de Cordas da Associação Capoeira Interação ocorre desde 2001

O XVI Encontro Internacional, Batizado e Troca de Cordas da Associação Capoeira Interação", ocorrido no dia 18 de fevereiro deste ano, ligado ao projeto de extensão intitulado "Capoeira com a UFPE: gingados ao ritmo de epistemologias críticas", foi o mais votado na categoria melhor evento dos anos 2016/2017 pela premiação popular "Bambas do Ano 2016/2017". A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 2 de dezembro, às 18h30, no Auditório do Centro de Educação da UFPE.

O evento, coordenado pelo professor Henrique Gerson Kohl “Tchê”, do Departamento de Educação Física da UFPE, desde 2001 é promovido pela Associação Capoeira Interação e, no ano seguinte, passou a ocorrer anualmente em parceria com o Núcleo de Educação Física e Desportos da UFPE e, posteriormente, a partir de 2011, com o Departamento de Educação Física da UFPE e com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE.

O encontro, que ainda conta com apoios institucionais das Coordenações dos Cursos de Licenciatura/Bacharelado em Educação Física da UFPE, dentre outros, congrega referências locais, nacionais e internacionais da capoeira; da comunidade acadêmica e do público para um evento que se tornou referência no calendário cultural de Pernambuco.

PROJETO – “Capoeira com a UFPE” é um projeto de extensão da Universidade que tem o objetivo de oportunizar experiências com a capoeira no sentido de construir proposições que valorizem a identidade cultural brasileira. As atividades do projeto consistem em ações teóricas e práticas de capoeira contemplando a interdependência das suas dimensões gestuais, ritualísticas, musicais, históricas, dentre outras com suas interdependências.

O projeto possui o apoio da Proexc-UFPE, do DEF-CCS-UFPE, do NEFD-UFPE, do Laboratório de Sociologia do Esporte-DEF-CCS-UFPE, da Associação Capoeira Interação, da Proas-UFPE, Ascom-UFPE e do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Artes Marciais, Modalidades Esportivas de Combate, Lutas e Capoeira.

Mais informações
Professor Henrique Gerson Kohl “Tchê”
(81) 99960.0938

Data da última modificação: 08/09/2017, 12:00