Voltar

Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco ocorrerá em agosto

Os interessados em participar devem enviar nome completo, vínculo institucional e número de CPF, para o e-mail nepe@ufpe.br

De 5 a 9 de agosto, o Núcleo e Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe/UFPE) e o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA-UFPE), em parceria com o Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), vão promover o IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco, evento bienal organizado desde 2012 por professores, estudantes e pesquisadores. O evento, que ocorrerá no Mepe, contará com a segunda edição das Oficinas Colam “Coleções dos Outros e Memórias de Encontros: Objetos Etnográficos, Plantas e Narrativas” e, nos dias 8 e 9, com mesas técnicas, palestras e conferências.

O evento reunirá pesquisadores do Brasil e França, indígenas de diversos povos, gestores públicos, profissionais, estudantes e outros interessados, para dialogar sobre ações colaborativas e gestão compartilhada de coleções etnográficas e acervos, museologia indígena, autogestão museológica, propriedade intelectual, sabres e conhecimentos tradicionais, políticas públicas museológicas, entre outros temas correlatos ao debate sobre museus, memória e patrimônio entre povos indígenas. Os interessados em participar devem enviar nome completo, vínculo institucional e número de CPF, para o e-mail nepe@ufpe.br, com título da mensagem “Inscrição - IV Encontro de Museus Indígenas em Pernambuco”.

APOIO – Para deslocamento, alimentação e hospedagem dos representantes de povos e museus indígenas do interior do Estado de Pernambuco e de outros locais, a organização do evento oferece um transporte da UFPE; no Recife, será destinado o alojamento no Núcleo de Apoio a Eventos (NAE) para acomodação dos participantes. A alimentação dos representantes indígenas inscritos acontecerá no Restaurante Universitário e o transporte realizará o deslocamento das zonas urbanas das cidades onde vivem os povos indígenas durante o dia 7 de agosto (quarta-feira), retornando no dia 10 de agosto (sábado).

Data da última modificação: 18/07/2019, 11:03