Voltar

Edital do CNPq seleciona projetos de Tecnologia Social

A chamada apoia projetos que busquem a geração de renda, inclusão no mundo do trabalho e autonomia econômica de famílias de baixa renda

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), divulgou a chamada CNPq/MCTIC/MDS nº 36/2018 – Tecnologia Social . O edital é voltado à apresentação de propostas que visem ao desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do país. Interessados podem submeter propostas até o dia 15 de outubro.

A iniciativa visa conceder apoio a projetos de desenvolvimento, reaplicação, aperfeiçoamento e avaliação de tecnologias sociais que busquem a geração de renda, inclusão no mundo do trabalho e autonomia econômica de famílias inscritas em programas sociais do governo federal. É disponibilizado o total de R$3,5 milhões para os projetos selecionados. As propostas selecionadas serão divulgadas em 30 de novembro.

A chamada estabelece como Tecnologia Social os “produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”. Reaplicação pode ser entendida, de acordo com o mesmo edital, como a adequação sociotécnica do produto tecnológico, incluindo o entorno sociocultural e econômico da sociedade.

 

 

Data da última modificação: 03/09/2018, 13:39