Voltar

Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão é celebrado no HC

A ação foi promovida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)

Músicas, game de perguntas e respostas, livreto de cordel e campanha educativa itinerante marcaram a manhã de hoje (20) no Hospital das Clínicas para celebrar o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. A ação promovida pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) começou no hall dos elevadores da portaria 1 e se estendeu para as enfermarias e foi voltada para os profissionais do HC e acompanhantes de pacientes.

A lesão por pressão é um evento adverso relacionado à assistência à saúde que pode ser evitado com medidas simples, como a troca de posição do paciente na cama, por exemplo. Reduzir o risco de úlceras por pressão é uma das Metas Internacionais de Segurança do Paciente e uma das prioridades do Ministério da Saúde (MS) para a segurança do paciente.

“Essa ação tem como objetivo não só fazer o resgate do conteúdo dos treinamentos realizados com a equipe de assistência, mas também a divulgação dessas informações aos pacientes e seus acompanhantes”, explica a enfermeira da CCIH Luciclaudia Menacho.

A lesão por pressão, além de prolongar a permanência dos pacientes nos hospitais, aumenta o risco de infecções, o custo do serviço de saúde e pode ainda ser causa de reinternações após alta hospitalar.

Data da última modificação: 20/11/2019, 14:55