Voltar

Departamento de Hotelaria e Turismo participa de elaboração de protocolo para reabertura de hotéis em Porto de Galinhas

Documento traz as novas medidas que serão adotadas pelos meios de hospedagem

A Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas (AHPG), em parceria com o Departamento de Hotelaria e Turismo (DHT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Real Hospital Português (RHP), lançou o Manual de Boas Práticas de Atendimento, Higiene e Segurança, para auxiliar os hotéis de Porto de Galinhas a retornarem gradualmente suas operações a partir do mês de julho. A coordenadora do curso de Hotelaria, professora Simone Almeida, e a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismo, professora Viviane Salazar, fizeram parte da coordenação do grupo de trabalho.

O documento traz as novas medidas que serão adotadas pelos meios de hospedagem, frente à pandemia da Covid-19, que serão utilizadas desde a recepção dos hotéis até a forma como os trabalhadores exercem suas atividades. O manual está dividido em duas fases: retomada parcial das operações, que deve durar até que os governos municipal e estadual autorizem a abertura total, quando os hotéis poderão funcionar com 100% de ocupação. Embora tenha sido criado pela AHPG, o manual pode ser seguido por toda a hotelaria de Pernambuco.

“Pesquisamos protocolos internacionais e nos preocupamos em adaptá-los à realidade local, além de acompanhar as novas orientações da Anvisa, para construir o manual”, explica Simone. “É um momento de bastante aprendizado para todos, por isso sabemos que a atuação de equipe interdisciplinar é importante para superarmos os novos desafios que se apresentam a cada dia”, afirma. “Além da parte de pesquisa, participamos também de muitas reuniões on-line com os proprietários e funcionários dos hotéis, com médicos infectologistas e com a equipe de Higienização e Resíduos do RHP”, destaca Viviane.

A retomada parcial será em julho, agosto e setembro, com a redução de 50% no número de apartamentos ocupados. O documento oferece instruções sobre recepção, layout dos apartamentos, limpeza dos apartamentos, rouparia/lavanderia, restaurantes/bares, cozinha, recebimento de mercadorias, piscinas/praia, lazer, eventos, manutenção, áreas comuns e funcionários. O manual recomenda que as medidas de prevenção e controle adotadas durante a primeira fase continuem até que a pandemia da Covid-19 esteja completamente sob controle.

Data da última modificação: 25/06/2020, 16:22