Navegação Navegação

Voltar

Conexão UFPE fala sobre a matemática da pandemia

Programa explica o que é a epidemiologia matemática

Desde que o primeiro caso de Covid-19 foi confirmado no Brasil, todos os dias a gente acompanha na TV e na internet os gráficos e os números que representam a evolução da epidemia aqui no país. Mas você já parou para pensar como são calculados esses dados? Como a ciência é capaz de fazer previsões sobre a disseminação do novo coronavírus? Mais especificamente, como a epidemiologia matemática faz isso?

Para tentar responder essas e outras perguntas, o Conexão UFPE entrevistou César Castilho, professor do Departamento de Matemática da Universidade. Ele falou sobre o que é a epidemiologia matemática e qual o papel que ela vem desempenhando durante esse período de pandemia. Também participou do papo Danillo Souza, doutorando em Matemática pela UFPE e integrante do projeto de extensão “Epidemiologia matemática – fazendo a ponte entre ciência e sociedade no combate à Covid-19”. Ele contou qual o objetivo do projeto e como ele funciona.

O programa vai ao ar amanhã (3), às 13h, na Rádio Universitária FM, na frequência 99.9 mHz, e no site. Este e outros episódios do programa estão disponíveis no Spotify e Mixcloud. 

Data da última modificação: 02/07/2020, 17:18