Voltar

Colóquio do Departamento de Física traz o tema “A evolução da multicelularidade e complexidade”

O evento será no dia 17 deste mês, às 16h, no auditório do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

O Colóquio do Departamento de Física apresenta o tema “A evolução da multicelularidade e complexidade”, com o professor Paulo Campos (DF–UFPE). O evento será no dia 17 deste mês, às 16h, no auditório do Departamento de Física do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, Campus Recife.

Resumo

A formação de novos e níveis mais altos de organização biológica é um processo comum em evolução. O aparecimento da multicelularidade é considerado como uma das principais transições evolutivas. A multicelularidade evoluiu em muitas ocasiões distintas e através de diferentes mecanismos e modos de desenvolvimento, fazendo uso de diferentes aspectos da biologia celular. O surgimento da multicelularidade foi fundamental para o desenvolvimento de organismos complexos. No entanto, a definição de complexidade é bastante ambígua, o que ajuda a dificultar observações empíricas de complexidade, como também a nossa compreensão dos principais processos que determinam essa tendência de aumento da complexidade. Uma possível definição de complexidade está relacionada com o número de funções distintas que são realizadas por um dado organismo, por exemplo, o número de tipos de células especializadas. É intuitivamente bem aceita a ideia de que os organismos maiores são geralmente mais complexos, a chamada regra de tamanho-complexidade. O fato é que a formação de organismos maiores cria novas possibilidades para a divisão de tarefas em evolução. Este problema será abordado nesta apresentação através da introdução de um modelo mecanístico para evolução da multicelularidade, e que considera a existência de trade-offs e incompatibilidade entre as diferentes tarefas executadas pelo organismo.

Mais informações
Departamento de Física da UFPE
(81) 2126.8449

Data da última modificação: 14/08/2018, 11:43