Colégio de Aplicação da UFPE conquista medalhas de ouro e de bronze na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Professor Diego Carvalho comemora o resultado com os alunos

O Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE conquistou uma medalha de ouro e duas medalhas de bronze na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada nos dias 17 e 18 deste mês, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Além das três equipes medalhistas, outros três grupos do CAp receberam medalhas de honra ao mérito pela participação na fase final da competição.

O CAp contou com a participação de 18 alunos do Ensino Médio, divididos em seis equipes, cada uma com três integrantes, sob orientação do professor de História Diego Carvalho, o qual comemorou o resultado positivo. “Acho importante a conquista para o colégio e para a Universidade. Tendo em vista o momento difícil que passamos, o nosso resultado é a prova de que escola pública e de qualidade é o único caminho que nos deixará mais preparados para construir um país melhor”, disse o docente.

Esta foi a primeira vez que o CAp obteve medalha de ouro nesta competição. Além disso, esse ouro foi o único de escolas públicas pernambucanas nesta edição da olimpíada.

O professor Diego Carvalho enfatizou que as conquistas do CAp são fruto de trabalho coletivo feito todos os dias na escola. “A medalha é apenas a coroação e o reconhecimento do bom trabalho em equipe e da dedicação dos professores e estudantes”, explicou. “Ver jovens se interessarem pela história do nosso país é minha grande motivação de investir neste projeto e fazer ele se propagar na escola”, completou o docente.

Este ano, a ONHB contou com 73 mil inscritos de todos os estados do país, o que corresponde a 18,5 mil equipes. Em sua fase final, a 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil reuniu 1,2 mil participantes de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros, distribuídos em 314 equipes, que chegaram nesta etapa após participarem de seis fases on-line realizadas nos meses de maio e junho.

No total, foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de medalhas de honra ao mérito para os demais participantes. O Nordeste foi o que mais levou medalhas: do total de 75 distribuídas, 58 foram para a região.

O Rio Grande no Norte foi o estado com maior número de medalhistas: 20 no total, seguido de Pernambuco (15) e Ceará (14), São Paulo (12), Bahia (4), Piauí (3), Minas Gerais (2), além de Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe, que levaram uma medalha cada. As escolas particulares levaram 43 medalhas, e as escolas públicas conquistaram 32 medalhas.

Confira os nomes dos estudantes do CAp/UFPE que participaram da fase final da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Medalha de ouro
Alice d’Albuquerque Bahia