Voltar

Ciclo de seminários Criação, Arquivo e Reagências realiza último seminário na terça-feira (11)

A reagência é uma abordagem investigativa e crítica no ensino de história da dança e da performance

O terceiro e último seminário do ciclo Criação, Arquivo e Reagências será na próxima terça-feira (11), das 14h às 18h, no ateliê 1 no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Com o tema “Reagências: historiografias emancipatórias”, o evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público externo.

A reagência é uma abordagem investigativa e crítica no ensino de história da dança e da performance, utilizando como ferramenta a forma como artistas da dança e da performance na contemporaneidade têm se valido de reenactments (prática de refazer uma experiência anterior) para discutir a própria criação artística e sua história, em seus projetos artísticos. 

O ciclo de seminários é uma das atividades do projeto de extensão “Corpo, arquivo, reagências: ensino e historiografia da dança e performance”, coordenado pela professora Roberta Ramos Marques, da graduação em Dança da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB. 

O projeto consiste em ações de desdobramento e difusão do projeto de pós-doutorado da docente, intitulado “O corpo como arquivo no Ensino de História da Dança: para uma abordagem historiográfica afetiva, emancipatória e performativa”, voltado para a construção de modos inovadores em práticas e ensino de historiografias da dança e da performance. 

O projeto envolve um curso voltado para a pós-graduação e graduação, com apresentação dos resultados práticos ao final; seminários mensais de difusão dos resultados da pesquisa da docente, apreciação de materiais e debates; e a construção e apresentação de uma palestra-performance da docente responsável.

Mais informações
Professora Roberta Ramos Marques

marquesroberta@yahoo.com.br

Data da última modificação: 07/12/2018, 17:02