Cecine seleciona projetos de produção gráfica para revitalização de murais

Projeto pode ser elaborado individualmente ou em equipes e enviado até o dia 22 de abril

A Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine)  convida a comunidade acadêmica a elaborar projetos de produção gráfica para os murais do Parque de Ciências José Leite Lopes, como parte do seu processo de revitalização. Serão selecionados quatro projetos para execução. Poderão participar da seleção estudantes e servidores (docentes e técnicos) da UFPE de todos os cursos, campi e níveis de ensino. O projeto pode ser elaborado individualmente ou em equipes e deve ser enviado até o dia 22 de abril.

Os projetos deverão ser enviados em até quatro imagens (formato png ou jpg) para o endereço cecine.ufpe@gmail.com, com identificação do nome e matrícula do(s) proponente(s). Serão selecionadas quatro propostas, cujos autores serão convidados a reunir-se para apresentá-las e discutir sua viabilização. Os proponentes selecionados serão convidados a executar pessoalmente seus projetos no parque caso possuam interesse. O resultado será divulgado no dia 30 de abril.

Os interessados deverão apresentar proposta, utilizando a técnica de sua preferência, enquadrada no tema “ilusão de ótica” e alinhada com as áreas de Matemática, Ciência e Tecnologia. Propõe-se como referência o trabalho de Escher, cuja obra pode ser visualizada em seu website.

A Cecine fornecerá os materiais necessários para execução do projeto selecionado. Os proponentes selecionados receberão certificado equivalente a 40 horas pelo tempo dedicado ao projeto.

PARQUE – Fundado em 2004, o Parque de Ciências José Leite Lopes fica localizado no prédio da Cecine, próximo ao Departamento de Farmácia, na Cidade Universitária. Nele acontecem experimentos, atividades e exposições ao ar livre que favorecem a interatividade. Atualmente, o parque recebe ainda grupos de estudantes de escolas de Ensino Fundamental e Médio da região que participam de oficinas científicas.

Há quatro murais pintados na década de 2000 que necessitam de revitalização. “Entendemos que este seria um momento de alinhar a aparência do parque com as atuais atividades da Cecine e o perfil do público recebido. Mais além, esperamos que esta seja uma oportunidade para artistas emergentes construírem seu portfólio estreitando seu vínculo com UFPE”, explicam os organizadores da chamada de projetos.

Cecine
cecine@ufpe.br