Alunos do CIn vencem competição de Sistemas Embarcados SBESC 2017

O evento aconteceu em Curitiba, de 7 a 10 deste mês

Equipes formadas por alunos de Centro de Informática (CIn) da UFPE viajaram para Curitiba em busca de mais algumas conquistas. Desta vez, eles foram participar da Competição de Sistemas Embarcados – WND IoT Challenge, promovida pela SBC, ARM, WND-SigFox e a pré-aceleradora Baita. O evento aconteceu durante o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais - SBESC 2017 e os times do CIn ganharam o 1º e o 3º lugares, além de menção honrosa para outras duas equipes.

Ao todo, a competição contou com 98 equipes inscritas, 62 equipes na 2ª fase e 25 equipes na final. O 1º lugar ficou com o projeto MarkeMe, Sistema Gerenciador de Encomendas, e foi desenvolvido pela equipe de Michael Barney Galindo Júnior, Jonathan Kilner dos Santos Silva e Caio Moreira Gomes, com orientação da professora Edna Barros. O 3º lugar ficou com o Projeto G.R.O.O.T - Agriculture system for soil analysis, desenvolvido pela equipe de Ladson Gomes, Mariana Barros e Thiago Silva. A orientação também foi da professora Edna Barros.

Destacou-se também na competição de 2017 o melhor projeto de equipe feminina. O time de Laís Bandeira Miranda da Silva, Gabriela Alves Rodrigues e Maria Júlia Feitosa da Carvalheira, orientado pela professora Edna Barros, venceu com o projeto iMACA, um Sistema de Monitoramento de Dados Vitais em Tempo Real em Serviços de Emergência.

Duas equipes do Centro receberam Menção Honrosa: Projeto TarmpSys – Sistema de Contagem e Monitoramento de OviTrampas para Mosquito Aedes aegypti, desenvolvido pela equipe de Heitor de Castro Felix, Diogo Azevedo Pereira Dantas e André Luís Damázio de Sales Júnior, com orientação da professora Edna Barros; e Projeto Mobbi++: Incrementando a Qualidade do Sistema de Transporte Público, desenvolvido pela equipe de Álvaro Arthur Canto Sabino de Miranda Costa, Carlos Henrique Caloete Pena e Cristiano Santos de Oliveira, também com orientação da professora Edna Barros.

Outras equipes do CIn participaram da competição, são elas: iTraffic – Rede de Semáforos Inteligentes, desenvolvido pela equipe de Levi Barros Nóbrega, Matheus Sobreira Farias e Luiz Antônio Bezerra Leite de Queiroz, com orientação da professora Edna Barros; FleetHive, Securing and Managing Your Fleet, desenvolvido pela equipe de Rodrigo Beltrão Valença, Augusto Sales de Queiroz e Igor de Moura Philippini, com orientação da professora Edna Barros; Scarecrow – Sistema para Monitoramento de Pragas em Plantações, desenvolvido pela equipe de Vinicius Bezerra Araujo da Silva, João Amaro de Assunção Bisneto e Francisco Soares dos Santos Neto, com orientação do professor Kiev Gama; UpFleet, desenvolvido pela equipe de Esdras Barbosa Lima da Silva Júnior, Nilson de Lima Junior e Walber de Macedo Rodrigues, também com orientação do professor Kiev Gama; e SnapDanger, desenvolvido pela equipe de Humberto Alves Wanderley Neto, Ramon Henrique Pereira Ribeiro e Allysson Lukas de Lima Andrade; com orientação do professor Adriano Sarmento.

Professora Edna Barros
ensb@cin.ufpe.br